Aprenda a solucionar problemas de umidade em casa

Aprenda a solucionar problemas de umidade em casa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:34

Com a chegada das épocas chuvosas, a umidade nas casas aumenta significativamente e nos casos mais graves, ocorrem infiltrações que geram mofo e prejudicam a pintura das paredes. Além de ser um problema no visual da casa, a umidade também causa problemas de saúde, pois a umidade excessiva é ambiente propício para a proliferação de fungos.

Para diminuir a umidade da casa, deixe portas e janelas abertas por algum tempo para ventilar os cômodos, depois feche e não abra mais para evitar a entrada de mais umidade. Esse hábito deve ser mantido nos dias mais úmidos e quando o tempo estiver mais seco, as janelas e portas podem permanecer abertas.

Use álcool e um pano para limpar pisos e a parede. Para remover fungos, limpe com uma solução de água sanitária. Os estofados devem ser limpos com pano umedecido com vinagre, porém deve estar bem torcido, assim você evita a proliferação de ácaros.

No caso de infiltração nas frestas em janelas, em fendas que surgem após uma reforma ou ainda nas trincas em telhados, o mais importante é vedar essas passagens de água. O selante de silicone é uma ótima alternativa para criar barreiras contra a umidade, pois adere mesmo entre materiais diferentes, permitindo total selagem da área. Já para as fendas mais profundas ou trincas em telhados, aconselha-se usar selantes adequados para estes materiais, de preferência com poder de vedação imediata.

Contudo, se o problema de umidade na casa for muito grave e já estiver causando gotejamento ou vazamentos e se o mofo já tiver coberto muitas partes, o melhor é procurar pessoal especializado na vedação dessas passagens de água e remoção de mofo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições