Aprenda a tornar o período de férias prazeroso a pais e filhos

Aprenda a tornar o período de férias prazeroso a pais e filhos

Atualizado: Sexta-feira, 25 Julho de 2008 as 12

Toda criança sabe: julho, dezembro e janeiro são sinônimos de férias escolares. Um descanso merecido depois de tanto estudo para atingir boas médias, principalmente para as crianças que são envolvidas em muitas atividades curriculares. De acordo com o chefe do Serviço de Pediatria do Hospital Alvorada Moema, Dr. Aureliano Mendes, o excesso de tarefas pode ser cansativo e estressante para as crianças. "Os pais matriculam seus filhos em aulas de inglês, computação, natação e outras diversas e acabam criando expectativas muito intensas em torno das crianças. Ao final, elas estão esgotadas", explica.

Com o fim das aulas, elas passam a ter a agenda totalmente livre para brincadeiras, mas, quando os pais não conseguem férias no mesmo período, o descanso das crianças vira sinônimo de trabalho extra pela frente. "Para os pais, nem sempre as férias escolares são vistas como algo bom. Normalmente significam um aumento de trabalho e preocupação que eles nem sempre estão dispostos a assumir. A relação pode ficar conturbada se não for discutida previamente, com planejamento sobre o que será feito no momento de folga das crianças", adverte o Dr. Aureliano Mendes.

Nessa época de descontração, a rotina fica esquecida. Os horários de alimentação se tornam mais flexíveis e é permitido dormir e acordar mais tarde. Segundo o pediatra, essa mudança de costumes, porém, não é prejudicial para as crianças. "Se considerarmos que ela tem um hábito alimentar correto durante o período escolar, não serão 30 dias que trarão malefícios para o crescimento delas. Por outro lado, se já no dia-a-dia as crianças não estão habituadas a uma alimentação saudável, esse pode ser um bom momento para introduzir nutrientes que estejam faltando ao organismo", recomenda.

Quando os pais sabem encarar as férias com tranqüilidade e disposição, este pode ser um ótimo período para estreitar a relação com os filhos, levá-los para passear em locais que ainda não conheciam, ensiná-los e também aprender com eles. Dessa forma, o "trabalho extra" dos pais pode se tornar uma rica e divertida experiência e, as férias escolares das crianças, um período inesquecível.

Dicas do especialista

É importante manter parte da rotina da criança para que ela não perca esse referencial na volta às aulas, principalmente nos últimos dias antes de férias. Embora as férias de julho ocorram no inverno, as crianças não devem ser privadas de brincar fora de casa. Os pais devem encarar o tempo livre das crianças como uma boa oportunidade para estreitar o relacionamento com elas. Brincar, conversar, divertir-se com as crianças estreita vínculos e ajuda para um crescimento saudável. Para os pais ansiosos pelo aprendizado das crianças, visitas a zoológicos, aquários, planetários, cinemas e bibliotecas podem ser divertidos e ao mesmo tempo enriquecedores à cultura dos filhos. Que tal plantar uma árvore nas férias? Também aproveite para ensinar a importância da preservação do meio ambiente ao falar sobre a água quando forem lavar as mãos, por exemplo. As crianças adoram construir objetos. Garrafas plásticas, latas e massas de modelar podem estimular a criatividade ao serem transformadas em brinquedos. A correria do dia-a-dia afasta os adultos dos exercícios físicos e muitas crianças acabam caindo na mesma rotina. Estimule a caminhada, a bicicleta e os jogos ao ar livre. Não deixe que seu filho passe a maior parte do tempo assistindo à televisão ou jogando vídeo-game. Invente atividades em que seja necessário contato com outras crianças para que ele aprenda a se sociabilizar e faça amigos. Avalie quando foi a última consulta do seu filho ao pediatra e ao dentista e veja se não é hora de uma consulta preventiva. Os adultos devem estar atentos às brincadeiras e atitudes das crianças que podem ocasionar em acidente, muito freqüentes neste período de tempo livre. Pais que têm dificuldade de inserir nutrientes importantes para a alimentação da criança por conta da correria do dia-a-dia podem aproveitar o período de férias para oferecer pratos saudáveis de forma prazerosa e divertida às crianças. Seja criativo e monte um prato colorido. Antes do seu filho dormir, leia histórias para ele. Além de fazê-lo se interessar pela leitura, você estreita a relação de vocês.

veja também