Aprenda como cuidar das mãos

Aprenda como cuidar das mãos

Atualizado: Sexta-feira, 22 Maio de 2009 as 12

Você sabia que a mão é a parte do corpo que envelhece mais rápido? Isso acontece porque as agressões do dia-a-dia são responsáveis por causar danos à pele, deixando- a mais fininha, enrugada e com manchas.

A melhor maneira de evitar o efeito desagradável é cuidar da pele com cremes e tratamentos específicos para a região. "Para prevenção, o uso do creme hidratante diário, com fator de proteção solar é uma lição básica. Para tratamentos, o paciente deve passar por um dermatologista capaz de prescrever a melhor opção", explica Adilson Costa, especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Segundo a especialista em dermatologia e cosmiatria, Marjorie Melo, a estimulação de colágeno é uma ótima opção de tratamento. O uso de ácidos e aparelhos como a luz pulsada (Harmony), além de clarear as mãos, promove um aquecimento que estimula a produção de colágeno.

Mas, o queridinho das clínicas de estética continua sendo o peeling, feito através de ácido, laser ou lixamento. O peeling tem o objetivo de renovar a pele, por isso o efeito de descamação após o procedimento.

Para complementar o tratamento, existem cremes de uso diário e noturno, a base de ácido retinóico ou glicólico. "Os cremes a base de ácido vão diminuindo a produção de melanina pelo melanócito em toda a mão, além de aumentar a descamação das células, removendo o pigmento", complementa Adilson.

O cuidado com as mãos não para por aqui, não é difícil perceber quando as unhas estão precisando de cuidados. Problemas de tireóide, anemia, circulação e deficiências nutricionais podem afetar as unhas, deixando-as doentes. Por isso, é importante manter uma alimentação rica em ferro, proteínas e vitaminas do complexo B e C.

Para mãos, prefira:

- hidratantes a base de uréia

- óleo de uvas, fomblim (ativo resistente à água e produtos químicos em geral)

- óleo de silicone

- manteiga de manga (com ação emoliente e nutritiva)

veja também