Aprenda o que fazer para ter tranquilidade financeira na aposentadoria

Aprenda o que fazer para ter tranquilidade financeira na aposentadoria

Atualizado: Segunda-feira, 31 Maio de 2010 as 11:38

Quanto é preciso acumular para realizar seus sonhos na velhice? Planos de previdência privada oferecem as melhores opções? É possível fazer a reserva financeira sozinho? Muitas dúvidas surgem quando o assunto é aposentadoria.

No livro "Tranquilidade Financeira", o autor Humberto Veiga se dedica a esclarecer os principais temas envolvendo investimentos voltados para essa etapa da vida.

Humberto explica em que casos investir em planos de previdência PGBL ou VGBL, orienta sobre a importância de se escolher um bom consultor e como considerar taxas, riscos e o imposto de renda na hora de fazer investimentos.

O autor também faz um alerta para os mais jovens: algumas formas de ganhar dinheiro com o mercado financeiro podem ser tentadoras, mas talvez sejam apenas armadilhas para lucrar com a inexperiência alheia.

Leia trecho:

E DAÍ, O QUE EU FAÇO: PGBL OU VGBL?

Daí que, se optou por aplicar em um desses dois, em vez de partir para uma "carreira solo", a primeira coisa a fazer é verificar se você utiliza ou não a declaração de Imposto de Renda. Se não utiliza, nem passe por perto de um PGBL! Explicação: como o governo possibilita que as aplicações nesse plano sejam lançadas como dedução na declaração de IR anual, esse imposto é cobrado mais à frente, na hora do saque. Isso acontece porque a alíquota não incide apenas sobre o rendimento, mas sobre todo o resgate efetuado.

A declaração simplificada não permite deduções, à exceção do desconto-padrão de 20% da renda. Dessa forma, os depósitos no PGBL não podem ser abatidos; quando você for sacar, o imposto será cobrado sobre a integralidade do saque, e a dedução dependerá do seu nível de renda.

"Tranquilidade Financeira"

Autor: Humberto Veiga

Editora: Saraiva

Páginas: 174

Quanto: R$ 23,90

Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

veja também