As bagunças dele tiram você do sério?

As bagunças dele tiram você do sério?

Atualizado: Quarta-feira, 19 Março de 2008 as 12

As bagunças dele tiram você do sério?

Você se esforçou o dia inteiro para organizar e limpar tudo e a casa está um "brinco". Ele chega no final da tarde e começa a bagunçar tudo já da porta. Sapatos jogados na sala, camisa no sofá, documentos e chave do carro espalhados pela mesa, frasco de xampu caído no chão do boxe, toalha molhada embolada em um canto, tapetinho do banheiro todo enrolado... Ufa! E você só observando o furacão passar e cheia de vontade de ir andando atrás para repreendê-lo por cada detalhe. Quer ser feliz? Quer mesmo? Então desista de corrigi-lo a todo momento. Isso pode lhe trazer muitas conseqüências ruins.

Muitas coisas podem minar a estrutura do matrimônio. Um dos fatores que mais influenciam o desgaste de um relacionamento dentro do lar é a comunicação. Palavras precipitadas e gestos inadequados e grosseiros acabam virando rotina e podem, sim, destruir um casamento.

No ranking das frases preferidas entre os casais nas horas críticas, estão "você sempre faz a mesma coisa" e "você não muda". O fato é que a maneira como se fala e muitas vezes até a entonação de voz que se usa podem ter muita influência em uma discussão.

A queixa sobre algo que não está sendo feito da maneira certa é bastante aproveitável para que o cônjuge cresça dentro da relação, mas as críticas são bastante perigosas. Uma coisa é a esposa dizer que os sapatos do marido não combinaram com aquela roupa que ele escolheu e que, por essa razão, seria interessante pensar em outro par. Outra bem diferente é dizer que ele está ridículo com aqueles sapatos.

Um outro exemplo bastante comum é a mulher que, em vez de ensinar com paciência (quantas vezes for preciso) que a camisa suja tem lugar certo para ficar, se expressa com arrogância e deboche. Nunca se ouviu dizer que um homem tenha mudado de tanto a esposa gritar com ele. Esposas estressadas acabam ficando frustradas porque, além de não conseguirem mudar seus maridos, mutilam dentro deles os sentimentos mais preciosos.

A verbalização dentro de um relacionamento é fator de extrema importância. O casal precisa vigiar e ficar atento quando fere os sentimentos do cônjuge ou dos filhos. Um reino dividido não subexiste. A harmonia no lar precisa ser sempre a prioridade de uma família. È preciso expressar, sim, os sentimentos com uma queixa sincera, sem partir para a crítica destrutiva ou a ofensa.

"Uma língua suave é árvore de vida". Provérbios, 15.4

veja também