Atitudes simples evitam que os pais esqueçam os filhos no carro

Deixar a mochila da criança no banco da frente, colocar músicas infantis, além da velha dica da fralda no volante, podem fazer toda a diferença

Fonte: guiame.com.brAtualizado: terça-feira, 23 de dezembro de 2014 13:03
crianca no carro
crianca no carro

crianca no carroNa última semana, mais três casos de crianças que morreram após serem esquecidas dentro do carro chocaram o país.

A maioria dos pais demonstra indignação e afirma que jamais esquecia o filho, mas o fato é que esses casos não são intencionais.

Mudanças de rotina, uso constante de aparelhos tecnológicos - com mensagens, notificações e ligações piscando nas telas de minuto em minuto – e períodos de muita atividade social – como o fim de ano – favorecem situações de esquecimento.

"Nesses momentos, as pessoas se estressam mais do que o comum e isso pode favorecer as falhas do cérebro”, diz Mariana Vasconcellos, psicóloga especialista em terapia de casal e de família.

Raíssa Sipaúba Neitzke, de Natal (RN), publicou, em 2013, uma foto com uma fralda de pano amarrada no volante, estratégia usada para evitar o esquecimento. A campanha ganhou a internet e teve cerca de 75 mil compartilhamentos.

Além fralda, outras dicas podem ser úteis. Confira:

- Boa parte dos casos noticiados ocorre na mudança de rotina. Por exemplo: o pai leva o bebê para a creche quando, quem faz isso, todos os dias, é a mãe. Além de redobrar a atenção nesses casos, o casal pode combinar de se falar ou trocar mensagens perguntando sobre a criança e confirmando se ela foi deixada na escola.

- É válido pedir que algum profissional da escola entre em contato com os pais caso o aluno não chegue no horário usual.

- Coloque músicas infantis no som do carro quando seu filho estiver junto. É mais uma maneira de reforçar a sua responsabilidade sobre ele.

- Quando as crianças têm menos de 1 ano e o bebê-conforto ainda fica voltado para trás, use um espelhinho pendurado no encosto do banco traseiro. Assim, você pode observar seu filho pelo retrovisor.

- Se não quiser amarrar a fralda no volante, deixe sempre a mochila da criança no banco da frente. Na hora de sair, você vai se lembrar.

- Um truque infalível é colocar a carteira, a bolsa, a pasta de trabalho ou o celular no banco de trás, próximo à cadeirinha. Dessa maneira, você vai precisar se virar para pegar os objetos e verá seu filho. Caso esqueça também esses pertences, provavelmente, não vai demorar em sentir falta e a criança poderá ser salva.

- Evite o uso de películas muito escuras nos vidros. No caso de um esquecimento como esse, a transparência facilita que alguém que passe perto do carro veja o bebê e peça socorro.

- Quando descer do carro em algum estacionamento, observe se há algum bebê esquecido nos veículos próximos. Além de evitar acidentes com seus próprios filhos, você pode salvar vidas de outras crianças.

 

com informações da Revista Crescer

 

Siga-nos

Mais do Guiame