Aumente sua resistência imunológica

Aumente sua resistência imunológica

Atualizado: Quinta-feira, 2 Abril de 2009 as 12

Algumas doenças surgem se o corpo sofre com a carência de vitaminas, ou se é submetido a um período muito longo de estresse e desgaste mental

Gripe

Além de tomar a vacina contra a gripe todos os anos (porque o vírus da gripe é mutante), vale a pena prestar mais atenção na sua alimentação diária. Durante todo o processo da doença tome muito líquido. A pimenta-malagueta é muito eficaz para desobstruir as vias respiratórias e descongestionar os pulmões. Em casos de inflamação na garganta, uma pesquisa americana descobriu que a maçã é bem mais eficiente do que a famosa vitamina C presente na laranja.

Candidíase

Prevenção é tudo para evitar o desconforto das coceiras e do corrimento provocado pelos fungos que causam essa doença. Na praia ou na piscina, evite ficar com o biquíni molhado por longos períodos. No dia-a-dia, use calcinhas de algodão - deixe as rendadas e de tecidos sintéticos para ocasiões especiais. Abandone as roupas muito apertadas, que impedem a circulação de ar na região da pélvis. Estudos da Universidade Federal da Paraíba constataram que a pitanga e os chás de capim-santo e boldo-do-chile são ótimos para impedir a proliferação de fungos.

Cistite

A inflamação na bexiga pode ser combatida com alfazema, que é diurética e anti-séptica. Tome o chá das flores duas vezes por dia. As propriedades calmantes também ajudam a eliminar o desconforto da inflamação. Evite as frutas ácidas e risque do cardápio o café e o tomate.

Aftas

A vitamina B2 é indicada para prevenir feridinhas na boca e rachaduras nos lábios. Ela está presente no leite, nos queijos e nas carnes magras. Outra receita natural para acelerar a cicatrização e aliviar a dor é cortar um pedacinho de pimentão, apertá-lo e colocar o líquido sobre a afta.

Herpes

O estresse é o maior responsável por desencadear as dolorosas bolhas nos lábios e nos órgãos genitais. Um estudo americano descobriu que uma substância chamada resveratrol, presente no vinho tinto e no suco de uva integral, impede a transmissão do vírus e bloqueia seu desenvolvimento.

veja também