Auriculoacupuntura um método milenar para o emagrecimento

Auriculoacupuntura um método milenar para o emagrecimento

Atualizado: Quarta-feira, 30 Janeiro de 2008 as 12

Por Myrian Rosário  

Controlar a fome, a ansiedade e o apetite sem remédios nem fórmulas milagrosas é o grande sonho dos gordinhos e gordinhas de todo o mundo. Afinal, todos eles sabem que uma alimentação balanceada é a receita certa para quem deseja perder peso e manter-se magro. O grande problema, na maioria dos casos, é resistir às tentações dos doces, massas, carnes gordurosas, frituras, refrigerantes e chocolates sem perder a cabeça. Para quem quer emagrecer sem sentir fome e sem efeitos colaterais, a Auriculoacupuntura, uma milenar ciência chinesa, é a solução. "Com a Auriculo Acupuntura é possível inibir a fome, diminuir a ansiedade e promover a queima de gorduras, além de harmonizar todo o organismo", explica a terapeuta Vera Lúcia Ennes do Valle Loureiro.  

Diferente da Acupuntura Sistêmica, que é realizada com agulhas grandes introduzidas em diversas  partes do corpo, a Auriculoacupuntura é aplicada unicamente na orelha, onde existem pontos correspondentes a todos os órgãos.   As "assustadoras" agulhas são substituídas por microesferas coreanas, quase imperceptíveis, que são estimuladas, periodicamente, com um aparelho elétrico específico de baixa freqüência.  "Observando atentamente, pode-se constatar que o formato da orelha é idêntico ao de um feto de cabeça para baixo. Na orelha temos um ?mapa? do organismo", observa a terapeuta. "Pelo estímulo dos pontos correspondentes ao estômago, ao intestino e à fome, por exemplo, conseguimos harmonizar o organismo e dar o suporte necessário para que o paciente consiga seguir uma dieta de restrição calórica sem sofrimento", completa.  

Muito simples, o tratamento para perda de peso com Auriculocupuntura se inicia com um exame detalhado da orelha. O exame é complementado por um longo questionário sobre os sintomas físicos do paciente (retenção de líquidos, alteração menstrual, prisão de ventre, ansiedade etc.).

Em seguida, um acupunturista habilitado aplica de três a seis esferas minúsculas nos pontos correspondentes às áreas do corpo a serem tratadas. Essas argolinhas permanecem na parte interna da orelha do paciente durante todo o tratamento e são trocadas semanalmente, ou sempre que necessário.   O método não apresenta nenhuma contra-indicação, podendo ser aplicado em crianças, pessoas idosas e até em cardíacos sem nenhum problema. As únicas ressalvas ficam por conta das mulheres grávidas e das pessoas que utilizam marcapasso.

Todo o processo de Auriculoacupuntura é acompanhado por uma dieta de restrição calórica. "Não existem mágicas para obter a boa forma. A alimentação é determinante tanto para o aumento quanto para a perda de peso, por isso, é impossível ignorar esse fator durante o tratamento", observa Vera Loureiro.   O grande trunfo do tratamento é a diminuição da fome e da ansiedade de forma natural. "O estímulo dos pontos de acupuntura possibilita um maior equilíbrio do organismo. O paciente passa a ter menos fome e fica mais calmo, o que é muito importante, já que a maioria das pessoas recorre à comida por ansiedade e não por fome", explica.    

veja também