Autismo: transtorno do espectro autista é grande estressor para as mães

Autismo: transtorno do espectro autista é grande estressor para as mães

Atualizado: Terça-feira, 14 Junho de 2011 as 11:25

A autora do estudo, publicado no periódico Autismo, Anette Estes – pesquisadora da Universidade de Washington, EUA – acompanhou 73 mães com filhos de idades médias de 3,5 anos com autismo ou outro tipo de problema de desenvolvimento.

A pesquisadora focou no estresse percebido e relacionado com a criação dos filhos; estresse em geral, sem associação com a família; problemas comportamentais nas crianças; nível de dificuldade para realizar os cuidados cotidianos com seus filhos (como vesti-los ou levá-los à escola). “Procuramos saber qual seria a parte mais difícil para as mães”, diz Estes.

Mães de filhos autistas indicaram os maiores níveis de estresse, tanto no trato com as crianças quanto em atividades diárias em geral, mesmo quando comparadas com as mães de crianças com outros tipos de problemas de desenvolvimento.

As respostas emocionais e comportamentos problemáticos – como irritabilidade, choro, agitação excessiva e verbalizações inapropriadas – foram os estressores mais citados. Tarefas cotidianas eram apontadas como mais fáceis de serem executadas.

Os resultados do estudo de Estes indicam que intervenções que possam auxiliar na melhoria dos comportamentos das crianças seriam importantes para diminuir o nível de estresse das mães, melhorando a qualidade de vida dessas mulheres e de seus filhos.

A pesquisa é parte de um crescente interesse em terapias para o autismo que incluam não somente os indivíduos com a condição, mas também os cuidadores. “O autismo impacta a família como um todo e é preciso expandir os limites dos tratamentos”, finaliza Estes.

Créditos: este material aparece originalmente em inglês como Autism ups stress for mothers. Copyright © 2010 da American Psychological Association (APA). Traduzido e reproduzido com permissão. A APA não é responsável pela exatidão desta tradução. Esta tradução não pode ser reproduzida ou, ainda, distribuída sem permissão prévia por escrito da APA.    

veja também