Bebês desenvolvem empatia já nos primeiros meses de vida

Bebês desenvolvem empatia já nos primeiros meses de vida

Atualizado: Segunda-feira, 20 Dezembro de 2010 as 3:29

O brilho no olhar dos bebês sempre sugere que por trás daquela expressão de estar maravilhado há uma série de pensamentos ininterruptos assimilando tudo à volta. E pesquisas recentes confirmam essa teoria. Pesquisadores provaram que aos nove meses de idade os bebês ativam a região motora do cérebro olhando as pessoas fazendo alguma atividade.

Essa simples observação faz que os bebês se imaginem fazendo a mesma atividade. Os chamados espelhamentos neuronais são uma habilidade cerebral que faz que nos sintamos exercitando uma tarefa mesmo que não a façamos pessoalmente, mas incorporando o movimento de outras pessoas em nível mental. Essa habilidade já foi reportada em primatas, provavelmente ocorre em humanos adultos e, agora, como demonstrado, se manifesta nas crianças.

Mesmo no primeiro ano de vida, os bebês usam a área do cérebro que está envolvida em seu desenvolvimento motor para replicar e perceber a ação de outras pessoas, afirma Victoria Southgate, do Centro para Estudos do Cérebro e Desenvolvimento Cognitivo da Universidade de Londres. A pesquisadora e sua equipe, cujo trabalho foi publicado no periódico Biology Letters, observaram esse padrão monitorando as atividades cerebrais de bebês ao fazerem ou simplesmente olharem a manipulação de brinquedos. As reações eram gravadas pelo eletroencefalograma, exame que mede a atividade elétrica do cérebro, para posterior análise.

O fato de o exame mostrar que os bebês prediziam as atividades, ou seja, que seu sistema motor replicava paralelamente aquelas realizadas por alguém próximo, e que essas informações os ajudavam a dar continuidade em ações começadas por outras pessoas, mostrou aos pesquisadores que essa habilidade cerebral é o primeiro passo em direção a uma futura socialização. Para os bebês, esse tipo de espelhamento neuronal é a base para que eles estejam preparados para uma atividade colaborativa que será importante para seu aculturamento.

veja também