Beleza a qualquer preço

Beleza a qualquer preço

Atualizado: Terça-feira, 9 Setembro de 2008 as 12

As mulheres que são viciadas em beleza usam vários artifícios, até os pouco comuns, mas prejudiciais, em busca da tão sonhada aparência mais jovem. Claro que ficar mais bonita resulta no aumento da auto-estima.  No entanto, que esses procedimentos pela beleza não se transformem numa guerra prejudicial à saúde.

Pesquisas atuais revelam algumas loucuras que as mulheres fazem nessa constante luta pela beleza. Por exemplo, para conquistar uma pele viçosa, e sem acne, usam urina para eliminar espinhas. Segundo o professor de Cosmetologia e consultor da Consulfarma Maurício Pupo, "isso é uma verdadeira loucura, pois não existe nenhum fundamento científico que justifique o uso da urina no tratamento ou na prevenção das espinhas. Pelo contrário, a urina é rica em uréia, minerais e toxinas que são eliminadas do nosso corpo, não sendo de maneira alguma indicada ou benéfica para qualquer tratamento relacionado à pele".

Outra maneira bem esquisita de cuidar da pele encontrada nas curiosidades que as obcecadas pela beleza destacam, é a aplicação de vaselina no rosto, pois, 'dizem', suaviza as olheiras. "Isso é uma prática que jamais deveria ser feita, pois a vaselina, além de não penetrar na pele e ser um derivado do petróleo, é um óleo mineral. Estudos recentes indicam que produtos derivados do petróleo podem ser cancerígenos. Além do mais, irá causar espinhas nas pessoas propensas", diz Pupo.

Uma descoberta bastante curiosa usada pelas maníacas por beleza, mas que pode causar graves riscos à saúde é a aplicação de sanguessugas para chuparem o sangue do corpo, trazendo desta forma, o rejuvenescimento: "uma invenção que não possui embasamento científico e pode inclusive oferecer risco de vida, ou causar até a morte de pessoas que possam ser alérgicas a alguma proteína ou enzima liberada pela sanguessuga; e a lenda de ingerir sopa de ninho de passarinho também para rejuvenescer pode ser muito perigoso, principalmente pela presença de vírus e bactérias, causadores de doenças transmitidas dos pássaros para os seres humanos", completa o professor Maurício.

Ficar mais atraente leva as mulheres a cometer loucuras, como por exemplo, aplicar creme de prepúcio de recém-nascido para eliminar rugas, o que, segundo o professor Pupo, "é uma invenção; vale lembrar que é proibido no Brasil o uso de produtos humanos em cosméticos, não só por motivos éticos, como também pela grande probabilidade de transmissão de doenças".

Os cabelos também não escapam na luta pela beleza. Na busca de manter os cabelos cada dia mais claros, seguindo os padrões loiríssimos desfilados pelas atrizes das novelas e programas de televisão, muitas mulheres chegam a agredir o couro cabeludo, com a aplicação de uma combinação de água oxigenada com suco de limão e luz do sol. "Essa combinação pode provocar até queimadura de terceiro grau, o que causa danos irreparáveis ao couro cabeludo, além do risco de queimar a pele do rosto e da nuca também", comenta Pupo.

Algumas artimanhas utilizadas pelas lunáticas da beleza, para colaborar no combate contra o tempo, é passar pomada de hemorróidas para desinchar o rosto, e creme de placenta para rejuvenescer. O que, segundo o professor Maurício Pupo, "tem um lado bom, pois geralmente as pomadas para hemorróidas são produtos derivados da castanha da índia, que podem realmente ajudar na circulação sanguínea da pele do rosto, e desta forma, auxiliar a desinchar. Mas, por outro lado, quando você fala de produtos para aplicação na região anal, geralmente relacionamos com uma pomada oleosa, além de muito gordurosa, inviável para ser usada na face". Portanto, a aplicação só é indicada se este produto estiver em forma de gel.

Já a placenta, de fato, é rica em poderosos fatores de crescimento celular, que podem realmente estimular o rejuvenescimento da pele. "Porém, é muito perigoso utilizar produtos derivados de outros animais, uma vez que estes produtos vêm contaminados com hormônios, antibióticos, e até mesmo vírus e bactérias, de onde foram retirados", afirma o professor Maurício.

A beleza se transformou em referência, as mulheres têm a necessidade de sentirem-se mais atraentes, bonitas e dignas de elogios. Despertar olhares se transformou em uma busca muitas vezes perigosa para a saúde. Porém, algumas extravagâncias são positivas como, por exemplo, tomar banho com vinho tinto, para tonificar a pele. "É uma loucura boa e indicada, você pode despejar um copo de vinho tinto na sua banheira, com água morna, que vai facilitar a penetração dos antioxidantes do vinho através da pele, agindo como um verdadeiro tratamento rejuvenescedor", diz Pupo.

Atualmente até caviar é utilizado nas máscaras para rejuvenescimento. "O que seria uma ótima escolha, pois o caviar é rico em proteínas, vitaminas e lipídios essenciais à pele humana, podendo de fato, hidratar, nutrir e regenerar, principalmente as peles mais envelhecidas e cansadas. Vale lembrar que o caviar é uma excelente fonte de Ômega-3, hoje conhecido mundialmente como um elixir da juventude", completa Pupo.Atire a primeira pedra quem nunca ao menos pensou em fazer uma loucura em prol da beleza. As vastas novidades no mundo dos cosméticos e as promessas de ganhos de anos de vida na aparência são sempre irresistíveis. Mas, driblar a tentação pode ser a diferença para resultados reais, com hábitos saudáveis e tratamentos indicados por especialistas.  

veja também