Bem vindos à nova casa!

Bem vindos à nova casa!

Atualizado: Quinta-feira, 4 Novembro de 2010 as 4:47

Tão gostoso quanto casar é preparar o casamento. Aquele friozinho na barriga de imaginar a entrada triunfal, sabendo que tudo depende de um milhão de pequenos e imensos detalhes, é uma das sensações que marcam a vida de uma mulher, como as cicatrizes de alegria e de dor, como as linhas irrevogáveis do tempo.

Vem o dia! O vestido, a maquiagem, a igreja, a promessa, a benção, a festa, a valsa, a comida e quando tudo indicava que a lua-de-mel seria a cerejinha do bolo, você percebeu que o "feliz para sempre" também dependia de coisas bem mais burocráticas!

É por isso que na hora de desembarcar daquela viagem maravilhosa, provavelmente a mais linda da sua vida, a casinha que te espera também tem que ter tudo o que você sempre sonhou. E já não é mais a casa dos teus pais! A partir de agora, encargos trabalhistas, contas de água, IPTU serão também problemas teus.

Pra não azedar sua alegria, vale a pena estar precavido, afinal a casa em que vocês vão morar e colocar cada um dos presentes que ganharam deve estar em ordem em todos os sentidos. Para arrumar e decorar cada canto de sua casa com carinho e tranquilidade, você precisa estar segura quanto a algumas questões como, por exemplo, a certeza de que o valor do condomínio cabe no seu bolso ou de que nenhuma feira vai se instalar na sua porta numa terça de manhã. Por isso, aí vão algumas dicas, que podem até parecer óbvias, mas que às vezes passam despercebidas, quando a sua cabeça está pensando nas flores e nos bem-casados.

Organize a busca e otimize seu tempo.

Antes de fechar a compra ou aluguel do imóvel, faça visitas em diferentes horários, pois existem detalhes que o seu corretor pode não te contar. Verifique se o lugar é muito ermo e isolado no período da noite, se tem trânsito de dia, se tem bares nas proximidades. A face do imóvel é norte ou sul? Porque se for sul, não bate sol.

Está atenta aos detalhes dentro do imóvel? Tem armário? Se não tem, o valor de um armário novo deve pesar nos abatimentos que o imóvel merece, afinal é uma relação de custo-benefício. Checou fiação, tubulações, olhou vazamentos? Olhou e não viu nada! É sinal de que está precisando de uma ajudinha nesse preparativo também.

As profissionais que vão reformar e decorar sua casa devem ser escolhidos com o mesmo zêlo como quando escolheu o bufê de sua festa, porque na hora de avaliar um imóvel, é preciso saber as reformas que ele demanda. Muitas vezes, as pedras e mármores podem ser reaproveitados, azulejos feios e fora de moda pedem uma mão de tinta e o taco, por baixo daquele carpete sujo, só precisa de um tratamento.

E ainda que o imóvel esteja novo, uma orientação profissional vai harmonizar os ambientes, mesclando os móveis e os presentes do casal, deixando a casa do jeitinho que vocês sonharam. E aí, ás vezes até mesmo uma luminária num cantinho especial, pode fazer toda a diferença.

Se escolher um apartamento, verifique o valor do condomínio. Você sabe se o valor vem integral ou parcelado? As despesas vêm no mesmo boleto? Você pode arcar com todas elas? E a respeito do estado de conservação do prédio? E as áreas comuns? Hora de pedir ajuda outra vez! Afinal, rachaduras e problemas estruturais costumam passar despercebidas a olhos desatentos. Normal, pois quem vai pensar em goteira com tantas outras coisas pra pensar? Bom, uma decoradora vai! E vai inclusive, propor soluções.

Além da escolha pelo imóvel certo, é preciso fazer um planejamento familiar atrelado à carreira dos noivos, afinal o casamento é o início de uma nova família. Sejam felizes para sempre!

veja também