Bolsas pesadas são vilãs para os ombros das mulheres

Bolsas pesadas são vilãs para os ombros das mulheres

Atualizado: Sexta-feira, 6 Fevereiro de 2009 as 12

Grande, pequena, a tiracolo, transversal, comprida, de pano, de couro, enfim, modelos não faltam, mas qual será o ideal? Aliada a diversas atividades do dia-a-dia da mulher, a preferência por bolsas grandes aumenta, e quanto maior o tamanho mais objetos elas podem comportar. Entretanto os ombros e a coluna podem ser prejudicados.

Segundo o ortopedista Sérgio Xavier do HCor - Hospital do Coração, em São Paulo, aproximadamente 20 mulheres procuram o consultório por mês com queixas graves de dores nos ombros. "Elas preferem carregar tudo em uma bolsa, e o pior, carregar apenas de um lado do corpo", explica o especialista.

Esse hábito gera dor não só no ombro, mas também na região cervical e lombar. Os ossos vão ficando assimétricos e um dos lados tende a ficar mais torto que o outro. "Para o bom funcionamento do corpo os dois lados tem de estar em total equilíbrio. Se for necessário carregar muitos objetos, prefira o uso de uma mochila, assim o peso será distribuído da melhor forma entre os ombros", afirma o ortopedista. O especialista ainda lembra que, no caso das mochilas, o peso total não deve ultrapassar 20% do peso corporal.

Se não tratada a dor nos ombros pode se tornar crônica e desencadear uma série de problemas mais graves que podem levar a tratamentos mais intensos como, por exemplo, fisioterapia, medicação e a mudança de hábitos da pessoa. "Com o excesso do peso, junto com movimentos repetitivos e a falta de exercícios de compensação, a possibilidade de adquirir uma tendinite é grande", orienta Dr. Xavier.

Previna-se

O ortopedista lista algumas precauções que podem ser tomadas para eliminar ou evitar que o problema se agrave:

Evite bolsas muito grandes, pois são atrativos para carregar muitos objetos; Não carregue a bolsa de um lado só, alterne os ombros que vão sustentá-las; Se possível, prefira as bolsas com alças transversais; Dê preferência para objetos com embalagens pequenas, como produtos de higiene e maquiagem; Não utilize a bolsa no antebraço.

veja também