Brigas pré-nupciais

Brigas pré-nupciais

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

Hoje me deparei com a seguinte pergunta feita por uma noiva: "É normal brigar tanto antes do casamento?". Pensei em responder diretamente para ela (do alto da minha experiência, rs), mas resolvi publicar minha opinião, pois creio que esta dúvida já passou pela cabeça de grande parte daquelas que estão a um passo do altar.

Acredito que seja absolutamente normal que ocorram alguns desentendimentos e até mesmo brigas durante os preparativos do casamento e isso acontece devido a diversos fatores:

DIFERENÇAS ENTRE HOMENS E MULHERES:

Sabe aquela teoria de que os homens são de Marte e as mulheres são de Vênus? Pois bem, é verdade! Nos deparamos com estas diferenças o tempo todo e já até nos acostumamos com elas, o problema é quando estas diferenças que, até então eram engraçadinhas, surgem no momento de decidir algo relacionado ao casamento, à lua de mel, ou ao novo lar do casal. Daí pode-se dizer que literalmente, o bicho pega!

NERVOS À FLOR DA PELE:

A maioria das mulheres fica muito mais sensível neste período que antecede o casamento. Grandes mudanças se aproximam e pensar nisso é suficiente para deixar qualquer uma à beira de um colapso. O problema é que nem todos os homens compartilham do mesmo grau de sensibilidade e, o pior, a maioria não consegue associar as discussões e brigas ao stress ao qual estão sendo submetidos.

PESO DA RESPONSABILIDADE:

Embora muitos casais estejam juntos há bastante tempo antes de decidirem pelo casamento, esta palavrinha, tão ansiada por nós pode mudar muita coisa. Namorar é bem diferente de casar e esta percepção pode apavorar qualquer ser humano. Fazer lista de convidados, lista de presentes, lista de padrinhos, lista de documentos para conseguir o financiamento, lista de móveis que faltam na casa, comprar a casa, comprar os móveis para a casa… ufa! E posso garantir que isso não é nem metade de todas as novas responsabilidades que se acumulam após a decisão pelo casamento. Quando um, ou os dois noivos se dão conta do que lhes espera e tomam consciência do peso da responsabilidade, as taxas de adrenalina, glicose, açúcar e stress na corrente sanguínea vão às alturas.

PITACOS:

Ah os pitacos, como poderia deixar de falar disso?! Parece que quando um casal começa a pensar em casamento ocorre uma interferência no cosmo ou em algum lugar do sistema solar e imediatamente começam a surgir os pitacos. Eles podem vir de qualquer lugar, dos pais bem intencionados, das suas amigas solteiras, mas "super felizes" pela sua realização, dos amigos dele, solteiros, tentando fazê-lo desistir dessa loucura, enfim.

Fui procurar no dicionário o significado da palavra pitaco e, adivinhem, não há significado! Mas deve ser alguma coisa parecida com opiniões não solicitadas, mexericos, ou algo do tipo, com o qual precisamos aprender a conviver.

Certo, já temos argumentos suficientes para provar que é normal brigar durante os preparativos do casamento e no início da vida conjugal, maaaaaaas, não podemos nos conformar com isto. Por mais normal que seja, as brigas sempre criam uma situação desagradável e, se estas situações não forem administradas de maneira correta, podem estragar um momento de grande felicidade.

Todo casal tem opiniões, idéias e comportamentos diferentes que podem causar discussões. O problema não está no conflito em si, mas na maneira como lidamos com ele.

Eis algumas dicas que podem ajudar a resolver alguns conflitos que surjam durante os preparativos do casamento e a vida conjugal:

SEJA um bom ouvinte e não responda enquanto a outra pessoa não terminar de falar. ESCOLHA a melhor hora para conversar: evite discutir enquanto estiver irritada ou em locais públicos. PROCURE identificar e definir o problema básico: evite ficar puxando histórias de longa data. Trate problemas específicos. IDENTIFIQUE a sua culpa no problema e as  maneiras como você pode mudar para melhorar o relacionamento. (Extraído e Adaptado do livro: "Antes de Dizer Sim" Jaime Kemp)

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições