Brincadeiras de Páscoa para os filhos

Brincadeiras de Páscoa para os filhos

Atualizado: Quinta-feira, 17 Março de 2011 as 10:30

Ensine o significado da Páscoa

O que é a Páscoa?

Uma festa que simboliza a ressurreição de Cristo.

Por que o símbolo é um coelho?

Como se reproduz rapidamente, esse animal foi escolhido por representar a fertilidade.

Por que os ovos?

Antigamente, as pessoas eram presenteadas na Páscoa com ovos pintados com cores brilhantes, simbolizando a luz solar. Com o tempo, eles foram substituídos por ovos de chocolate, que são muito mais saborosos.

Como entreter as crianças

ATÉ 9 ANOS

· Gincana

Faça perguntas e respostas sobre a Páscoa (use o que você aprendeu nesta matéria) e premie com pedacinhos de ovos quem acertar mais respostas.

· Corrida dos ovos

Coloque um ovo cozido em uma colher e o cabo da colher na boca. As crianças devem correr segurando o ovo com a colher - quem chegar primeiro, sem deixar o ovo cair, leva chocolate como prêmio!

· Caça ao tesouro

Esconda os ovos de chocolate pela casa e deixe pistas com dicas de onde está a próxima pista. Também é bacana deixar "pegadinhas" de coelho usando farinha de trigo.

DE 10 A 12 ANOS

· Futebol de dupla

Sua família é grande? Faça um jogo de futebol em duplas, onde cada par precisa jogar de mãos dadas e com um pé amarrado no parceiro. O time que fizer mais gols ganha uma colomba pascal!

· Confecção de lembrancinhas

Com casca de ovo e retalhos de tecidos, você consegue fazer lindas lembrancinhas recheadas com balas, chocolates ou amendoins! Veja como fazer: http://abr.io/OIP.

Como montar a mesa de Páscoa

Bombons à vista

Deixe na mesa trufas e bombons em uma caixa como esta. As crianças vão amar! Também é possível posicionar coelhos de pelúcia ou de biscuit entre os pratos.

Comida de coelho

Coloque a salada em uma vasilha e deixe algumas cenouras por cima. Fale para as crianças que são a comida preferida do coelhinho!

Muita cor

Você não precisa ousar muito para ter uma mesa bonita na Páscoa. Uma toalha de cor forte, com guardanapos coloridos, já dá um toque especial.

Sobremesa

Você pode preparar uma sobremesa bem gostosa e já deixá-la na mesa, apenas para efeito de decoração. Lembre-se de fazer algo que não precise gelar.

Por que manter a tradição?

· Ajuda a discutir temas atuais

Independentemente da religião, a Páscoa ajuda a pensar em nossos valores. "Como educadora, procuro fazer as crianças refletirem sobre temas da atualidade, como bullying, corrupção e violência", diz a psicóloga Ione de Camargo.

· Permite aceitar as diferenças

"Vale mostrar que a cultura tem diversas crenças e tradições e que essas diferenças devem ser respeitadas mesmo que não sejam seguidas pela família", conta Maria Teresa Reginato, professora do ensino fundamental do Colégio Rio Branco.

veja também