Brinquedos eternos

Brinquedos eternos

Atualizado: Terça-feira, 21 Dezembro de 2010 as 3:31

Antes mesmo das férias começarem, a primeira coisa a se fazer quando se vai viajar de avião com crianças, independentemente da idade, é certificar-se de que ela não esteja doente. Com a criança doente, tudo fica um pouco pior. “Se ela estiver resfriada, vai sentir mais dor no ouvido quando o avião pousa”, exemplifica o pediatra Antônio Carlos Aranha. Ele acrescenta que os pequenos tendem a chorar mais quando estão doentes, o que pode atrapalhar os outros passageiros.

A moda está sempre se reinventado. O que foi sucesso na época da sua avó dá aquele charme vintage aos seus looks, não é? Pois bem, não só de roupas vive a moda da renovação. Os brinquedos mais clássicos continuam por aí, mais atuais do que nunca. Presentes perfeitos para uma época tão tradicional quanto o Natal!

Playmobil

O Playmobil foi e continua sendo um clássico da infância. Com 36 anos de sucesso, a marca alemã ganhou fãs em todo o mundo, inclusive por todo o Brasil. Destaque para as linhas Maleta, como a de Teatro de Fantoches.

Lego

Os famosos personagens e blocos de montar Lego já completaram 30 anos de vida. A marca dinamarquesa produziu diversos bonequinhos e coleções que se tornaram ícones mundiais. Estima-se que 300 milhões de crianças brinquem com seus produtos em todo mundo, estimulando a criatividade, a imaginação, o desenvolvimento da coordenação motora e o raciocínio lógico. Quem aí nunca passou horas e horas brincando de construir coisas com as pecinhas coloridas e criando histórias com os personagens?

A novidade, agora, é uma linha especial de Lego do bruxinho Harry Potter. Trata-se de uma homenagem ao último filme da série, "Harry Potter e as Relíquias da Morte". São seis lançamentos, incluindo bonecos, que simbolizam algumas cenas icônicas da saga e representam toda a mágica do mundo de Harry Potter: O Castelo de Hogwarts, A Toca, Aula de Quadribol, Cabana de Hagrid, Expresso de Hogwarts e Libertação de Dobby.

Já para os amantes de tecnologia, a Lego traz os brinquedos eletrizantes da linha Technic, que, além de desenvolver o raciocínio, irão surpreender a imaginação dos adolescentes. O robô Mindstorms, por exemplo, pode ser construído e programado da maneira que quiser.

Boneca Susi

A Susi é uma boneca brasileira lançada em 1966 pela Estrela, antes mesmo de a Barbie chegar ao Brasil. Foi quando foi introduzido, no país, o conceito de fashion doll. A boneca foi querida por diversas gerações até 1985, quando deixou de ser fabricada, voltando a ser lançada em 1997 - mais moderna, esguia e muito mais fashion, caindo no gosto das meninas mais uma vez.

Novidade exclusiva para este Natal, a Boutique de Sapatos e Bolsas da Susi tem efeitos de luz e som que vão encantar as garotas que se ligam no mundo fashion. Botas, sandálias, peep toes, óculos escuros de vários modelos e cores são acessórios que podem ser encontrados na boutique da boneca.

Já com a Susi Aroma e Magia dá para brincar de bolinhas de sabão perfumadas e de criar essências. A Susi Unhas Fashion vem com unhas postiças e adesivos para decorar as unhas das meninas.

A Susi 15 Anos no Alvo da Moda, por sua vez, une um evento superbacana da adolescência, que é a festa de debutante, a um tema nobre: a conscientização para a campanha "O Câncer de Mama no Alvo da Moda" - a boneca vem com quatro pulseiras nas cores do alvo para as meninas usarem.

E quem está acompanhando a novela "Ti-ti-ti" já notou que a boneca Susi também faz parte do elenco, "contracenando" com Regina Braga e Murilo Benício. A fashion doll vive a boneca que inspira as criações de Cecília (Regina). Ariclenes (Benício), que passa a se chamar Victor Valentim, faz suas coleções de alta costura com base nas roupinhas em miniatura que Cecília cria para a boneca. Susi Ti-ti-ti chegou às lojas com o vestido vermelho ícone na novela por alçar o estilista Valentim ao sucesso.

Moranguinho

Se lembram da Moranguinho, aquela bonequinha ruiva, de avental, toca de frutas e um delicioso cheirinho de morango? Pois é, ela cresceu - está completando 30 anos de existência! Para celebrar a data especial, a boneca ganhou uma edição de colecionador que inclui réplicas das três personagens originais: a própria Moranguinho e suas amigas Framboesa e Laranjinha. Fofas! A bonequinha ícone dos anos 80 ainda ganhou uma repaginada no visual, mas manteve seus acessórios clássicos e o jeitinho de menina doce de sempre.

Barbie

A própria Barbie, criada em 1959, ainda vive constantes reinvenções. Desde os anos 80, começaram a aparecer alguns modelos limitados, verdadeiras relíquias para colecionadores. São Barbies de várias épocas, modelos que, de alguma forma, fazem uma homenagem lembrando alguém ou alguma época. Também teve início a coleção étnica, com modelos vestidas de roupas típicas de vários países. Fazem parte desse universo, ainda, as Barbies de diferentes carreiras, como bailarina, cantora, pianista, médica, professora, policial, piloto, astronauta, entre outras.

A partir dos anos 90, foi criada uma coleção de alta-costura pelos designers da Mattel, fabricante da Barbie, inspirados em grandes costureiros, como Givenchy. Aliás, muitos estilistas famosos vestiram a boneca em várias ocasiões, como Christian Dior, Chanel, Donna Karan, Giorgio Armani, John Galliano, entre muitos outros, e também marcas como a Gucci.

Versões românticas e clássicos do cinema, do teatro e da televisão também vestiram Barbie e Ken, como "Romeu e Julieta", "O Mágico de Oz" e "Star Trek", tal como algumas divas, como Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor e Vivien Leigh, que tiveram Barbies vestidas à imagem das suas personagens mais famosas. Também foram criadas bonecas inspiradas em séries de TV como "I Love Lucy" e "Jeannie é um gênio". Ou filmes, como "Grease", "High School Musical" e, mais recentemente, "Crepúsculo", a saga vampiresca de maior sucesso nos últimos tempos.

Fofoletes

As bonecas Fofolete eram tão pequenas que vinham numa embalagem parecida com caixinha de fósforos ou dentro de um ovinho. Com várias cores e formatos, a grande graça do brinquedo dos anos 80 era ser fofo e baratinho. Uma das versões mais novas é a sereia, em que a boneca vem dentro de uma concha que toca música quando abre.

Chuquinhas

A maioria das meninas deve ter tido uma boneca dessas nos anos 80. Elas eram pequenas, tinham um fiapinho de cabelo no alto da cabeça e figuraram em várias brincadeiras de casinha por aí. A coleção atual traz vários acessórios como cadeirão, cavalinho, andador e triciclo.

Senhor Cabeça de Batata

O brinquedo é criação do inventor nova iorquino George Lerner e foi concebido em 1952. Originalmente, ele viria como brinde de uma marca de cereais, sendo necessário adquirir suas peças separadamente para montá-lo. No entanto, seus direitos foram logo adquiridos pela empresa que mais tarde seria a Hasbro. Ele entrou e saiu da vida de muitas crianças, mas o que colocou o boneco de volta nas listas de presentes dos pequenos (e adultos) foi sua aparição como personagem de "Toy Story", filme de animação em que o brinquedo tem destaque.

A partir de então, a empresa passou a lançar versões ainda mais atraentes para o público, como o Senhor Cabeça de Batata Darth Vader, Homem de Ferro e até Indiana Jones. Para conhecer dezenas de encarnações da famosa batata, visite o site The Mr.Potato Head Collector's Page. Nele há um mar de informações (em inglês) a respeito deste brinquedo tão querido.

Jogos e outros brinquedos

Isso tudo sem contar jogos clássicos que permanecem nas prateleiras trazendo sempre alguma inovação bacana, como "Banco Imobiliário", "Detetive", "Cara a Cara", "Jogo da Vida", "Cai não cai" e "Twister". Tem ainda o famoso cubo mágico (Rubik), que desafia o raciocínio, as divertidas massinhas de modelar coloridas, o Ferrorama... E o que dizer dos fofíssimos pôneis coloridos My Little Poney (Meu Pequeno Pônei)?

A criançada vai adorar e você - mãe, pai - vai voltar no tempo!

O que mais fez parte da sua infância e continua fazendo a alegria das crianças (e adultos) até hoje? Conta para a gente!

veja também