Caça aos estagiários: mercado oferece 60 mil vagas em todo o País

Caça aos estagiários: mercado oferece 60 mil vagas em todo o País

Atualizado: Quarta-feira, 6 Janeiro de 2010 as 12

Quem está esperando as festas de final de ano acabar para procurar um estágio está perdendo tempo. Segundo a estimativa do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) até janeiro de 2010 serão oferecidas 60 mil vagas em todo o País, somente no estado de São Paulo serão 32 mil novas oportunidades.

Entre novembro e janeiro, a demanda é maior devido aos estagiários que se formam e terminam o período do programa de estágio das empresas.

De acordo com superientende de operações do CIEE, Eduardo de Oliveira, as vagas abertas são para todas as áreas, mas a procura é maior por estudantes de Administração, Engenharia, Direito, Comunicação, Pedagogia e Tecnologia da Informação.

Os pré-requisitos necessários para concorrer uma vaga de estágio é ter conhecimentos em inglês e informática, além de ter capacidade em trabalhar em equipe, ser criativo e pró-ativo e ter boa desenvoltura para se comunicar.

Bolsa-auxílio e efetivação

O valor da bolsa-auxílio varia de acordo com o curso, as horas estagiadas e o ano que o aluno está estudando. "Maior parte das bolsas-auxílios cobrem os valores das mensalidades", afirma Oliveira.

Em relação à efetivação, a maior parte dos estagiários (64%) continuam nas empresas como efetivos e o número só não é maior porque existem muitos estágios em órgãos públicos que necessitam de concurso público para poder trabalhar.

Mercado de trabalho

Para Oliveira, o estágio é a melhor maneira do jovem ingressar no mercado de trabalho, por isso o estudante não deve postegar a oportunidade de estagiar.

"Temos vagas desde do primeiro ano da faculdade, isso vale também para alunos do Ensino Médio e Técnico Profissional", explica o superientende de operações do CIEE.

veja também