Calçados infantis

Calçados infantis

Atualizado: Quarta-feira, 6 Outubro de 2010 as 10:58

Dicas para manter a saúde dos pés do seu filhote. Fique atenta!

Em época de volta às aulas, muitos pais buscam sapatos para os filhotes usarem durante o semestre letivo. Pode parecer fácil, mas a tarefa não é nada simples. Ao contrário do senso comum, de que as crianças perdem os sapatos rapidamente e, por isso, não se deve investir muito em calçados para os pequenos, o importante é garantir a saúde dos pés desde a infância. A especialista Emma Supple fez uma lista com pontos importantes para o jornal inglês "Daily Mail".

O que buscar em sapatos infantis:

Com sapatos adequados nos calcanhares, os pés dos pequenos devem ficar em posição reta - nem frouxo, nem apertado demais - e evitar consequentes dores e problemas de postura. Se você consequir apertar facilmente os lados desta área dos calçados - assim como fazemos para verificar se eles estão grandes ou pequenos - significa que eles não estão do tamanho adequado para os pezinhos.

Veja FOTOS de sapatos para os pequenos!

Tiras de velcro ou cadarços são importantes para manter os pés no local adequado e não deixar que eles "sambem" dentro dos calçados. Quando os dedos batem na frente dos calçados, especialmente os que têm reforços de materiais duros, com frequência, podem acabar deformados devido ao atrito causado pela posição - obrigando-os a ficarem dobrados na maior parte do tempo.

Os sapatos devem ser feitos de material que possibilite a respiração, além de resistentes a água. Em geral, as crianças suam nos pés e, se os calçados não possibilitam que a pele respire, pode levar a geração de fungos e infecções, sem falar no conhecido chulé.

Segundo a especialista é importante evitar pantufas longe de casa. Salto alto deve ser evitado em todos os casos. Ainda de acordo com ela, os pés das crianças devem ser medidos a cada seis meses, tempo em que levam para crescer. Emma aconselha que os pais deixem que os pequenos brinquem descalços quando possível. "Isso permite que eles alonguem os dedos e fortaleçam os pés", diz.

veja também