Casamento: estilo da festa

Casamento: estilo da festa

Atualizado: Quinta-feira, 17 Março de 2011 as 10:40

Organizar uma festa de casamento dá um trabalhão, não só pela quantidade enorme de detalhes, mas também porque são muitas opções. Para ficar mais fácil, a primeira coisa é definir o estilo da festa.

Pegamos algumas dicas com Mariana Smith e Cristina Gazel, sócias da Mobile Festas, empresa especializada em móveis para eventos, para ajudar na escolha do tema que mais combine com o casal. Dá uma olhada:

Contemporâneo

Um dos estilos mais usado nas decorações de casamentos é o contemporâneo. Com uma decoração clean e elegante, este estilo usa cores neutras, muitas velas e poucas toalhas.

Segundo Mariana Smith, um ambiente contemporâneo baseia-se na simplicidade com um toque moderno. Os móveis seguem a tendência de linhas retas e traços simples. Outro ponto bacana é a possibilidade de sair do convencional, como por exemplo, mesclar na decoração mesas redondas e quadradas, algumas com toalhas, outras com jogos americanos ou simplesmente caminhos de mesa.

Rústico

Para quem gosta do clima e da tranquilidade do campo, uma boa aposta é organizar um casamento com o tema rústico. Muitas flores e objetos típicos de fazenda são essenciais para criar um clima intimista para o evento.

"O estilo rústico é ideal para criar ambientes muito aconchegantes e charmosos. Ao optar por este estilo, deve-se abusar de materiais naturais como fibra, bambu e madeira. Os tecidos podem ser de diversos tipos e cores. Muitas velas, lanternas e objetos de vime e palha ajudam a compor o ambiente", afirma Cristina Gazel, sócia empresa.

As estampas florais são muito usadas neste tipo de decoração, além de cores fortes como o amarelo e laranja, sempre contrastando com muito verde.

Zen

Já para as noivas que querem uma festa menos tradicional (ou menos formal), um dos estilos que combinam com a ocasião é o estilo Zen, que remete à leveza e ao relaxamento. "Na hora da escolha dos móveis e decoração, é preciso optar por elementos naturais, tecidos leves e coloridos. O uso de muitas almofadas é imprescindível. Camas com cortinas, módulos e pufes ajudam a compor a atmosfera", afirma Mariana.

Clássico

Para as mulheres que sonham em casar vestidas de noiva desde criança o estilo mais adequado é o clássico, que remete aos casamentos de princesas. Com muito branco e cristal, o clássico nunca sai de moda e é marcado por linhas finas e elegantes.

"A decoração para este estilo pede tecidos mais encorpados, adamascados ou floridos. Os móveis são vistosos, geralmente de época, com pés torneados e peças bem trabalhadas. As cores são mais neutras, com toques de dourado ou prata", afirma Mariana.

Além disso, a decoração clássica pede objetos sofisticados, como candelabros e grandes lustres, e as peças decorativas podem abusar dos cristais, porcelanas e espelhos.

E ai, decidiu o tema da sua festa?

veja também