Castanhas são dicas para o lanche da criançada

Castanhas são dicas para o lanche da criançada

Atualizado: Sexta-feira, 27 Fevereiro de 2009 as 12

Implantar um hábito alimentar adequado para as crianças tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil. Com tantas ofertas de guloseimas e outras tentações a criançada acaba optando pelas embalagens mais coloridas e lúdicas. O problema é o excesso de ingredientes alimentícios industriais nem sempre saudáveis ou recomendáveis como é o caso da gordura Trans. Do outro lado estão os pais responsáveis pela alimentação dos filhos que com a correria do dia nem sempre conseguem vigiar o que o seu filho está consumindo.  O resultado desta combinação é a carência de nutrientes e o desequilíbrio energético nos alimentos que podem resultar em várias doenças como obesidade, hipertensão, anemia e até câncer.

Um boa dica para manter a saúde das crianças, por exemplo,  é um grupo de alimentos que nem sempre constam das dietas, como azeite, alho, iogurte, aveia, leite e as frutas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas e avelãs), mas que são extremamente benéficas à saúde.

Estudos realizados na Universidade de Nutrição de Loma Linda, nos EUA, comprovam as propriedades anti-oxidantes das amêndoas e de vários tipos de castanhas. Segundo o médico Joan Sabaté, coordenador das pesquisas, "as frutas oleaginosas possuem vitaminas e sais minerais importantes para manter a saúde do corpo. As amêndoas, por exemplo, são ricas em vitaminas E, B1, cobre, zinco, magnésio, proteínas, fibras e gordura não saturada, ricas em laetrila, substância de combate a alguns tipos de câncer. Além disso, elas contém benzaldeído, ingrediente que ajuda a remover os radicais livres das células e diminuem  em 50% as chances de problemas do coração, quando consumidas regularmente".

As castanhas também protegem o sistema cardiovascular e aumentam a imunidade e o bom colesterol (HDL), além de colaborarem nos processos anti-inflamatórios, na cicatrização e, por serem ricas em ômega-6, contribuem para a beleza da pele e dos cabelos.

Curiosidade:

Na Inglaterra, o governo está disposto a combater a crescente obesidade nas novas gerações. Para isso, resolveu interferir na dieta escolar dos colégios, seguindo as dicas de um famoso chef de cozinha local, que sugeriu amêndoas na merenda em substituição às batatas fritas.

veja também