Certo ou errado?

Certo ou errado?

Atualizado: Quinta-feira, 28 Maio de 2009 as 12

Uma cerimônia de casamento é de fato uma ocasião repleta de alegria. E o momento em que se compartilha a felicidade do casal. Nesta hora, para que tudo saia perfeito, os cuidados são importantes, tanto da parte dos noivos, quanto dos convidados.A consultora de etiqueta, Néia Menezes esclarece as dúvidas mais comuns.

Como convidado posso usar longo?

Se for casamento formal, pode usar, mas nunca o branco. Se for casamento black-tie, o conselho é usar um tecido mais elegante.

Devo levar presente no dia da festa?

Não. O presente sempre deve ser entregue uma semana antes da cerimônia. Geralmente, os noivos estipulam um local.

É feio colocar no convite de casamento onde está a lista de presente?

Sim, pois convidado não é obrigado a dar nada. Os noivos podem ter um cartão indicando, mas ele não deve ser anexado ao convite. Deve ser entregue somente se for solicitado pelo convidado

Posso usar brilho em casamento realizado pela manhã?

Não. De forma alguma, nem brilho e nem paetê. O que pode ser usado são os chapéus, mas também não pode ser muito cheio de detalhes. Pode se usar tailleur e vestido longuete. Deve-se ter a preocupação de não aparecer mais que a noiva.

A noiva pode entrar sozinha na igreja?

Sim. Se a noiva desejar, pode entrar com as avós materna e paterna. Elas vão à cerca de quatro passos a frente e a noiva atrás mostrando a geração. Isso é muito utilizado em casamentos mais clássico.

Qual é o tempo máximo de tolerância para o atraso da noiva?

No máximo 30 minutos. Além de ser falta de ética, ninguém é obrigado a ficar esperando pela noiva.

Qual a quantidade ideal de padrinhos?

É aconselhável que fiquem três de cada lado.

veja também