Cinco razões para ver menos TV

Cinco razões para ver menos TV

Atualizado: Segunda-feira, 3 Maio de 2010 as 4:19

A televisão pode ser uma inimiga ou uma aliada na educação das crianças: vai depender de como os pais administram o tempo em que os pequenos passam em frente à telinha e quais programas assistem. Você já deve ter lido inúmeras pesquisas e especialistas falando sobre os efeitos que a televisão causa nas crianças. Mas independente desses estudos, nós sabemos que uma infância saudável não combina com horas e horas em frente à televisão, mesmo se estiver passando aquele super programa educativo. A TV é legal, assim como o desenho animado de seu filho, mas é preciso saber que há outras coisas legais no mundo real. A Academia Americana de Pediatria recomenda que crianças menores de dois anos não assistam TV e que as crianças um pouco mais velhas não passem mais de duas horas. Reunimos cinco razões para você se convencer de vez (e convencer seu filho) a não ficar tanto tempo na frente da telinha:

1. Muita TV = menos saúde

Isso não é segredo pra ninguém. Você não pensou que quem fica horas no sofá assistindo TV tem uma saúde de ferro, pensou? Além de aumentar o ganho de peso – já que alimentos calóricos são rapidamente consumidos quando estamos em frente da TV – a maioria das crianças que passa muito tempo assistindo à televisão não possui uma rotina de atividades físicas. Esse perfil sedentário tem relação direta com o problema de obesidade infantil. É comum que as crianças cheguem da escola e sentem em frente a uma tela e ali permaneçam, comendo besteira, até a hora de dormir. Esse risco vale também para os adultos.

2. A televisão transmite valores que você pode não querer transmitir a seu filho

Pense nas crianças que passam em média quatro horas por dia em frente à TV; quantos crimes ou comerciais terão assistido? Nem todos os programas são coerentes com aquilo que você deseja ensinar. Ás vezes, você pode estar naquela luta para seu filho não comer tanta bolacha recheada, por exemplo. E vem um comercial justamente mostrando o quanto tal bolacha é irresistível.

3 – Menos TV = mais qualidade

Quando se começa a assistir televisão de maneira consciente, as horas em frente à TV passam a ser mais agradáveis. Pensa assim: diminuir o tempo em frente à telinha não simboliza apenas um número de horas menor, mas também que a família vai aproveitar melhor aquilo que está sendo visto. A gente não tem nada contra TV, não. Pelo contrário, é uma boa oportunidade de unir a família. Vale fazer pipoca, apagar as luzes e colocar um bom DVD para divertir a todos. Uma dica simples para não exceder o tempo: assim que o programa que estiverem assistindo terminar, desligue a televisão. Sem choro nem vela.

4 – TV ligada deixa o ambiente agitado

Quando a televisão está ligada, sons, comerciais e informações são jorrados a todo instante. É difícil estabelecer uma conversa, há distrações. É como se o mundo real (aquele, em que o cachorro está latindo, o carro está passando...) ficasse em segundo plano, substituído por tudo aquilo que acontece na caixinha colorida. É necessário parar um pouco, perceber o que está havendo ao redor antes de se deixar levar por todas as informações que a TV oferece.

5 - Existem muitas outras coisas mais divertidas para fazer!

Muito mais legal do que assistir pessoas fazendo alguma coisa é ir lá e fazer você mesmo! Ensine isso a seu filho.

veja também