Coluna - Geraldo e Marleide Rodrigues

Coluna - Geraldo e Marleide Rodrigues

Atualizado: Terça-feira, 29 Abril de 2008 as 12

Coluna - Geraldo e Marleide Rodrigues

A Intimidade é resultado de um coração contrito - Salmo 51.17

Neste Salmo, Davi inicia falando para Deus de uma forma bastante peculiar sobre suas dificuldades, pecados e sua situação atual. Ele abre o coração e a alma para Deus de forma clara e transparente, pois sabia que de Deus nada poderia esconder. Aliás, Davi tinha em sua vida uma intimidade verbal muito grande com Deus. Esta com certeza era pra ele uma grande estratégia de vida que deve ser cultivada por todos nós.

Gostaria de pensar alguns pontos importantes que vejo neste salmo a fim de discorrer sobre INTIMIDADE:

1) Exaltar e Glorificar a Deus ? só podemos exaltar e elogiar uma pessoa que conhecemos, a intimidade nos dá esta possibilidade.

2) Clamar por misericórdia ? quando reconhecemos nossas fragilidades, nossas impotências, descobrimos que precisamos de ajuda e Deus é o maior interessado em nos ajudar. Mesmo naquilo que achamos desnecessário pedir ajuda. A auto-suficiência nos retira a capacidade de reconhecer nossa fraqueza. Auto-suficiência e humildade são inimigas, elas não combinam nunca.

3) Confessar - no versículo 4 Davi começa com uma fala interessantíssima: "Contra Ti, contra Ti somente pequei". Uma das atitudes que criam um grande impacto no coração de Deus é o confessar e o reconhecer de nossos pecados. Quando confesso a Deus meus pecados, me achego mais a Ele. O confessar nos limpa a alma que é um lugar onde o diabo trabalha cruelmente contra nós. Se confesso, tiro dele a legalidade sobre minha vida.

4) Ter um coração puro e reto - isto é fundamental - Davi sentiu depois de confessado os pecados a necessidade de pedir um coração e espírito diferente, novo. Ele entendeu o quanto este posicionamento seria útil em sua vida daí para frente.

O ápice de uma vida com Deus é representado pelo grau de intimidade que temos com Ele.

Deus não quer o nosso sacrifício e sim nosso espírito QUEBRANTADO e nosso coração CONTRITO.

Os que têm uma intimidade profunda com Deus automaticamente possuem: ESPÍRITO QUEBRANTADO E CORAÇÃO CONTRITO

Algumas virtudes inigualáveis do homem íntimo de Deus: 

Ouve Sua Voz (a voz do Senhor) Faz Sua vontade É obediente Honra o irmão Honra sua liderança Acima de tudo Ama e Honra a Deus INTIMIDADE COM DEUS É TUDO QUE PRECISO TER!

Geraldo Lúcio Rodrigues é pastor desde 1980, formado pela Escola Preparatória de Obreiros Evangélicos, EPOE. Trabalhou no ministério de Missões por dez anos. Junto com sua esposa Marleide Gomes Guimarães Rodrigues que é professora do Seminário CEFORTE e palestrante, trabalham na restauração de famílias. São autores do livro "Discipulando Casais para Edificar Igrejas", da editora Unilar.

veja também