Coluna - Kelly Neves

Coluna - Kelly Neves

Atualizado: Quinta-feira, 28 Fevereiro de 2008 as 12

Coluna - Kelly Neves

TPM, meu melhor momento do dia!

Existem dias em que a gente já acorda com raiva porque acordou, tem vontade de destruir o despertador e a certeza absoluta que ele deveria ter tocado cinco minutinhos mais tarde e deixar você aproveitar melhor o sono. Ou então, você o desligou, mas também tem certeza de que ele teria obrigação de ter acordar no horário, afinal o despertador é ele, e foi por causa dele que você perdeu a hora.

Você vai tomar café e esquece que o açúcar acabou, culpa a empregada que não te avisou, e tomada pela raiva, também esquece o leite fervendo, que rapidamente derrama formando um lago enorme em volta da metade do fogão limpo pela empregada um dia antes. Óbvio que àquela hora da manhã, você não tem a menor vontade de limpar nada, muito menos tempo, afinal o despertador não fez o papel que deveria, lembra?

Sem café da manhã, você sai para o trabalho, trânsito sufocante, chega atrasado e ainda tem a felicidade de subir no elevador com o seu chefe. A roupa que você escolheu, com aquela certeza de que ia fazer frio e chuva, te engana e faz o maior calor. Claro que o ar condicionado da empresa está em manutenção, e você quer matar o estagiário, que hoje senta próximo a janela mais ventilada do andar. Aquela mesma que você escolheu para ele sentar na época do frio, quando a empresa ainda não tinha verba para comprar as persianas nos dias de calor, onde o sol batia forte. 

O dia parece que não passa, seu chefe não concorda com nenhuma das suas idéias, as despesas não param de chegar, e sua raiva não para de aumentar. Um grito quer sair pela garganta, desejando que o mundo todo pare e veja o absurdo que está acontecendo com você. Mas você fica quieta, tumultuar o escritório, nesta ocasião, não seria uma boa idéia.

Por tudo isso, eu diria que este meio período de dia, seria típico de um dia em que você está na TPM.  

Cientificamente homens também têm tpm, mesmo sem terem um ciclo menstrual, seria o período com mais stress para eles, portanto todas as pessoas, homens e mulheres estão sujeitos a TPM.

Seria a famosa Tensão Pré Menstrual, ou "carinhosamente" chamada pelas mulheres de Tudo Para Matar, ou ainda Tocou, Provocou, Morreu!

Hoje, gostaria de apresentar um outro tipo de TPM, aquela que deveria ser lembrada todos os dias que eu e você acordarmos com este humor de voltar para cama, é a relaxante, confortável e equilibrada TPM - Tempo Para Melhorar.

Em Efésios 2:13-14 diz que no tempo dos Judeus, nós estávamos longe de Cristo, mas agora estamos perto dele. Ele é a nossa paz, o qual fez de nós e dos Judeus um único povo, sem barreira ou parede de separação.

Com isso, entendemos que a TPM (Tempo Para Melhorar) a qual me refiro agora, pode ser vivida a qualquer instante. Cristo é o nosso alerta, o despertador que nos dá o equilíbrio e nos acalma no dia mal. Dias em que se iniciam como uma panela de pressão com defeito, ao ponto de explodir há qualquer momento. É preciso lembrar da paz que Ele nos dá, do equilíbrio possível, e manifestar esta moderação.

Somos humanos e estamos sujeitos aos sentimentos diversos, mas o equilíbrio é possível. Afinal, não somos movidos pelo que sentimos e sim pela Paz possível de Cristo, que excede todo entendimento.

Tudo nos foi dado, diz a palavra, basta ativarmos na Terra através de nós. Portanto, desfrute da TPM, pois ela é seu melhor momento do dia!

Kelly Neves é secretária executiva, pós graduada em comunicação e marketing pela ESPM. Formada em teatro e canto lírico, atua em óperas na grande São Paulo e Guarulhos. Professora de espanhol e técnica vocal, também é voluntária do projeto amigos da escola, alfabetizando adultos.

veja também