Coluna Papo de Família com o Pr. Paulo Falçarela

Coluna Papo de Família com o Pr. Paulo Falçarela

Atualizado: Segunda-feira, 9 Junho de 2008 as 12

Coluna Papo de Família com o Pr. Paulo Falçarela

 

Vínculos saudáveis: o segredo para uma vida excelente!

 

Trabalhe com excelência. Dirija com excelência. Eduque com excelência. Governe com excelência. Excelência, uma palavra que até pouco tempo era de uso do mundo corporativo, está presente em todas as esferas dos relacionamentos humanos. Rompeu as fronteiras das empresas para freqüentar as salas de aula das escolas, instituições sem fins lucrativos, até o lar doce lar foi alcançado por esta competente e exigente visitante, a dona excelência!

De fato, sem excelência a vida fica empobrecida. Há quem se contente com o mediano. O problema é que, mais cedo ou mais tarde, a consciência irá cobrar: "Poderia ter sido melhor". Mas, na busca pelo melhor, o perigo é nos conectarmos demais aos afazeres e de menos às pessoas.

Há um elemento fundamental para que nossa vida seja excelente sem ser fria, calculista, mecanicista: o vínculo. Estabelecemos vínculos nos relacionarmos com as pessoas e não com as tarefas ou com as funções delas. Tarefas não estabelecem vínculos. Ninguém vive ou trabalha por coisas e sim por alguém e para alguém. Até os mais narcisistas o fazem para si mesmos. O que tem vida é que recebe vida!

A Bíblia nos ensina que Jesus, o Filho de Deus, foi enviado para restaurar o vínculo do Pai com os homens. Ele não se limitou a enviar um e-mail ou fax informando a humanidade de suas intenções. Ele se humanizou (se fez homem), estabeleceu vínculos fortes com as pessoas (o verbo se fez carne e habitou no meio de nós) e se deu por todos ao morrer na cruz. Ao terceiro dia ressuscitou e, no tempo oportuno, Ele irá chamar para si todos aqueles que quiseram viver com Ele e para Ele!

Por causa do vínculo com Jesus é que temos vida e vida em abundância (evangelho de João 10:10). Sigamos o exemplo daquele que foi, é e sempre será perfeito em seu viver: Jesus Cristo, o Filho de Deus. Estabeleça vínculos saudáveis! Faça amigos, valorize as pessoas, tenha tempo de qualidade com sua família. Importe-se com quem cruza o seu caminho. Este é o segredo para uma vida excelente!

Paulo Falçarela é administrador, pastor, terapeuta de casais e família. É casado com Marília, há 21 anos, e tem dois filhos: Priscilla, 19 anos, e Ricardo, 17 anos.

veja também