Coluna Pr. Aécio Ribeiro

Coluna Pr. Aécio Ribeiro

Atualizado: Sexta-feira, 18 Julho de 2008 as 12

Como manter a integridade no contexto da perversidade

 

Leitura: I Reis 18.3,4

Não são poucas as ocasiões em que nos deparamos com situações desafiadoras. A carta do Apóstolo Pedro, revela que Deus livrou o justo Ló do contexto de injustiça e perversidade por ser este temente a Ele. Mas muitas vezes somos quase que forçados a conviver com situações que nos deixam constrangidos.

O texto lido revela uma situação envolvendo o irmão Obadias. Este servo do Senhor, embora não tenhamos muitas informações sobre ele, era um funcionário do alto escalão do Rei Acabe, justo o rei contra o qual o profeta Elias profetizara. O Rei, que perseguia o profeta para matá-lo, havia determinado que aquele que encontrasse o "rebelde" profeta teria que delatá-lo.

A história se passa após o profeta ter declarado que não choveria. Elias vivera algumas experiências maravilhosas com Deus, desde o ribeiro de Querite, o sustento por dois anos pela viúva de Sarepta e estava prestes a enfrentar os profetas de Baal.

O fugitivo estava agora sob ordens de Deus para se apresentar a Acabe. Neste mesmo íterim, Acabe sai com seu servo Obadias em busca de fontes de aguas para seus animais. Segue por um lado, e Obadias por outro. Justamente nesta busca, Obadias se encontra com o profeta Elias.

Eis aqui um desafio: como delatar o profeta? O que fazer?

O homem de Deus lhe dá a orientação necessária e Obadias a cumpre, para que o nome do Senhor seja posteriormente d o Senhor seja posteriormente glorificado.

Lições:

1) Nunca negociar a nossa fé: Obadias, embora vivesse em meio a uma comunidade perversa, sabia que seu papel era influenciar, e não ser influenciado.

2) Entender por que Deus nos dá algumas posições: O propósito de Deus é glorificar o Seu nome, por isso nos capacita para algumas funções de destaque.

3) Deus honra e usa os que se dedicam a servi-Lo acima de todas as conseqüências.

4) Deus usa nossas dificuldades par alcançar os seus propósitos.

veja também