Coluna - Pr. Cleydemir Santos - Adolescente e servo?

Coluna - Pr. Cleydemir Santos - Adolescente e servo?

Atualizado: Segunda-feira, 28 Janeiro de 2008 as 12

Servo, eu? Foi a pergunta, quase debochada dos adolescentes neste fim de semana. É possível, ser adolescente, com toda a pressão do mundo e ainda servir a Deus e agradá-lo de todo coração?

Sim. Conheço alguns em nosso meio, e conheço a história bíblica de Uzias narrada em 2 crônicas 26.

Com apenas 16 anos, no ápice da adolescência, aquele moço começou a reinar. E reinar poderia ser a sua maior prova. Ou ele seria servo de Deus, com coração simples para abençoar sua nação, ou ele seria rebelde, vaidoso, orgulhoso, arrogante, vivendo para si mesmo e fazendo do seu jeito. E durante muito tempo, pelo menos durante toda sua adolescência e juventude, ele agiu como servo de Deus.

 Uma coisa importante, que manteve aquele jovem em vitória, foram suas amizades. Era amigo do profeta Isaías, com certeza suas atitudes estavam influenciadas por ele. Tinham a mesma idade e cada um com um ministério diferente, mas ambos serviram a Deus na sua adolescência.

Uzias também se dispôs a um discipulado, bem de perto com o Sacerdote  "e buscou a Deus durante a vida de Zacarias, que o instruiu no temor de Deus" (v.5a),  fez o que o Senhor aprova. Enquanto buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar (5b).

Quero parabenizar os adolescentes nesta ocasião e dar a vocês este segredo do tempo bom da vida de Uzias: disposição para servir, coração aberto para conhecer o seu Deus, seleção das amizades, e espírito obediente. 

Entretanto, depois de adulto, o orgulho o fez desviar.  Foi infiel ao seu Deus, quando decidiu fazer no santuário o que não era de sua conta. Uzias entendeu que obediência e simplicidade era coisa para adolescente. Mas tais características todo servo em qualquer idade precisa desenvolver para glória de Deus e continuidade da benção em sua vida, em sua casa e por onde o Senhor o enviar. Continuemos servindo e vigilantes durante toda a vida!  

Cleydemir Santos é pastor, psicólogo e teólogo em Minas Gerais. Trabalha com uma abordagem sistêmica, psicodramática, no atendimento de adultos e crianças.

veja também