Coluna - Pr. Cleydemir Santos - Felicidade x Coração Puro

Coluna - Pr. Cleydemir Santos - Felicidade x Coração Puro

Atualizado: Segunda-feira, 28 Janeiro de 2008 as 12

Terminei de falar sobre Davi. Dores, arrependimento, choro. Também do lavar no Espírito Santo, do renovar na Graça de Deus, do Purificar na presença do Todo-Poderoso e do santificar da Palavra de Deus.

Encontrei fora do templo uma adolescente triste, frustrada, por que um pastor amigo nosso disse a ela que não acreditava em felicidade. Quis junto a mim restaurar este sentimento adolescente tão "necessário" ao sonho de cada um deles. "Querem ser felizes."

Infelizmente naquele dia ela teve outra frustração. Também não acredito em felicidade, do ponto de vista adolescente. Esta felicidade é a mesma que Davi buscou naquele "avião" que ele viu pelo buraco do muro onde nunca deveria ter metido o olho.

O que o texto bíblico nos propõe é paz e alegria. Quando sou lavado nas águas do Espírito Santo, torno-me uma pessoa frutífera, ou seja, vou desenvolver o fruto do Espírito. Além de receber dEle dons, pois, para nadar em águas tão profundas, conforme Ezequiel tem visão do rio do Espírito, tem que aprender a nadar e a se entregar a ela.

Também tem uma renovação na graça de Deus. Davi não pede justiça. Seria o seu fim. Ele clama por misericórdia no Salmo 51.1. Esta graça nos renova e nos faz livres. Livres para entrar em uma presença maravilhosa e santa, que nos purifica, e que nos traz paz e alegria. Por último, neste processo, a palavra dos "lábios" do Senhor, são verdades que santificam.  

Então o outro argumentou: mas isto não seria a felicidade? Paz e alegria não são igual à felicidade? A resposta, pouco convincente para eles, diz que daqui para lá sim: paz e alegria podem ser iguais à felicidade, mas felicidade do ponto de vista do adolescente e de Davi, olhando do muro, não. Paz e alegria são fruto da Presença do Senhor e do agir do Espírito Santo de Deus. Vem como conseqüência do milagre operado em nós, depois de nos arrependermos de buscar felicidade de outra maneira, ou em outro lugar e clamarmos: "Cria em mim ó Deus um coração puro, renova dentro de mim um Espírito Inabalável.". Sejam felizes.                     

Cleydemir Santos é pastor, psicólogo e teólogo em Minas Gerais. Trabalha com uma abordagem sistêmica, psicodramática, no atendimento de adultos e crianças.

veja também