Coluna - Rick Gois

Coluna - Rick Gois

Atualizado: Quinta-feira, 9 Outubro de 2008 as 12

Coluna - Rick Gois

O que você precisa pra pecar? Eita...

"Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus." Is.59:2a

Muitos acreditam que o homem peca quando é influenciado por um amigo, ou quando está em um ambiente cheio de atrativos que dialogam com seus desejos carnais, dentre outros conceitos de um censo comum que circulam entre as pessoas da nossa atual realidade. Mas é válido refletir um pouco, se na prática é assim que funciona.

Será que o pecado só pode ser cometido dentro das aparências óbvias que já conhecemos, ou temos que assumir a realidade de que é mais fácil pecar do que se imagina. Nossa sociedade cada vez mais se perde, pelo simples entrosamento do homem com o pecado que se estreita e assume proporções inimagináveis; a velocidade que isso acontece é assustadora. Não está dando tempo de se acostumar com o novo e já chega algo mais novo. Isso se nota desde as inovações tecnológicas, aos conceitos e crenças desenvolvidos nas tribos contemporâneas.

Sempre haverá uma sala vazia, um amigo inconstante, cinco minutos sozinho, uma avenida cheia de gente, uma arma acessível, uma injustiça qualquer, um olhar carente. Se pararmos para relacionar, talvez, não acabarão as possibilidades, mas o que é mais prazeroso lembrar é que sempre haverá também a ESCOLHA. Não existe nada que me impeça de falar sim ou não. Talvez o único que poderia me impedir - considerando o poder que tem -  já disse: "Fique a vontade, Eu respeito sua escolha". Mesmo sofrendo quando escolho mal, e tendo as perfeitas opiniões dentro daquilo que é melhor para mim, Ele não invade nossa vida.

Deus é conhecido pelo seu esplendoroso caráter. Suas características impressionam qualquer um que se aproxima dEle. Logo, o desejo do homem que o conhece é amá-lo cada dia mais na intensidade. E aí vem uma grande questão: "Como estar próximo de Deus, estando tão rodeado de oportunidades para pecar?!" Nesse questionamento, quero compartilhar com você uma frase que certa vez ouvi de um amigo, que tomou grandes significados na prática das decisões que tomamos diariamente: "Pecado é tudo aquilo que faço fora da presença de Deus". Realizar qualquer coisa fora da consciência de que Ele está comigo em todo momento é me tornar vulnerável ao pecado, ou seja, posso estar preparando um simples lanche na cozinha da minha casa, se eu ignorar essa presença de Deus é o que me deixa apto para pecar por qualquer circunstância que estou sujeito a passar, por exemplo: deixei o leite derramar e a ira tomou conta das minhas palavras com a primeira pessoa que se aproximou de mim; SIMPLES ASSIM.  

Concluindo: não vale a pena abrir mão desse cuidado que tanto nos faz bem. Estar com Deus é, sem dúvida, o melhor e maior dos benefícios pessoais; conhecê-lo e amá-lo é inevitável. Outros conhecerão os frutos da minha escolha e isso também é inevitável. Mas vamos deixar isso para uma próxima conversa certo?!

Rick Gois é missionário e aspirante no curso de Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em cinema. Atualmente, mora no Rio de Janeiro e tem sua formação missionária dentro da JOCUM (Jovens com uma missão), organização missionária esta que mantém vínculos de 2001 até os dias atuais. Brasiliense, casado com Rubian Gois, atua no Rio de Janeiro com pesquisa, seminários e oficinas de arte para Igrejas, pregações em congressos, acampamentos e aconselhamento de jovens.

Contato: [email protected]                                                                                       

veja também