Como amar seu emprego

Como amar seu emprego

Atualizado: Quinta-feira, 2 Abril de 2009 as 12

Antes de jogar tudo para o alto, descubra como mudar o clima e voltar a ser feliz.

Anda de saco cheio do seu emprego? Não agüenta mais o eterno clima de fofoca ou prestar contas para aquele chefe estúpido? Pois saiba que você não é a única: 80% das pessoas não gostam do que fazem.

É o que revela o consultor Carlos Hilsdorf, autor do livro Atitudes Vencedoras (ed. Senac). Mas há uma boa notícia: na maioria das vezes, o que nos incomoda no trabalho pode ser resolvido com pequenas mudanças na atitude ou no modo como encaramos os problemas.

Carlos ensina o que fazer para virar o jogo - ou, se não tiver mais jeito, criar coragem, pedir demissão e procurar um emprego que a valorize mais!

Considere a possibilidade de mudar de emprego se:

1. Sua qualidade de vida e saúde estão comprometidas.

2. Não há chances de crescimento profissional.

3. Você precisa de agito, mas seu trabalho é paradão.

4. Seu valor e seu empenho nunca são reconhecidos.

6 passos para melhorar o clima no trabalho

1. Veja o lado bom

Tudo tem dois lados: mesmo o que nos dá prazer costuma ter aspectos desagradáveis.A sabedoria está em fazer o que amamos e aprender a amar o que fazemos.

2. Aceite as diferenças

Uma pessoa que tem um jeito diferente de ser às vezes parece tão chata quanto nós parecemos para ela! Ser flexível é uma habilidade valiosa e pode representar vantagens na carreira.

3. Fuja das fofocas

Há ambientes melhores que outros, mas não existe empresa perfeita. Ignore os invejosos e fofoqueiros. Ser sincera e educada é o maior segredo das relações.

4. Leia no caminho

Se você mora longe do trabalho, aproveite o tempo do trajeto para ler, ouvir uma música relaxante e fazer palavras cruzadas. Ou tente aprender outra língua com um CD de idiomas.

5. Divirta-se!

A maior fonte de estresse é o mau humor. Fazer qualquer coisa emburrado é estressante... imagine trabalhar! Tente se divertir com o que você faz - e verá como as coisas fluem melhor.

6. Peça um aumento

Você é competente e ganha menos do que o mercado paga? Então, peça aumento ou promoção. Mas escolha o momento certo. Se o chefe estiver num dia daqueles, dirá um não bem redondo...

veja também