Como analisar uma proposta de emprego?

Como analisar uma proposta de emprego?

Atualizado: Terça-feira, 22 Dezembro de 2009 as 12

Qualquer decisão que represente uma mudança substancial na sua vida profissional e financeira exige tempo para refletir. Siga estes conselhos na hora de avaliar a possibilidade de mudar de trabalho.

1- Não tome decisões apressadas. Pense durante o tempo que for necessário quais são as vantagens e as desvantagens da proposta, que consequências ela traria para o seu dia a dia e como afetaria a sua renda.

2- Avalie objetivamente os custos e os benefícios. Informe-se no mercado para saber se o salário está adequado às tarefas que você deverá assumir. Analise quantas horas e quantos dias você terá que trabalhar por semana, para entender se o seu novo salário é proporcional ao esforço e à dedicação exigidos.

3- Pense em termos geográficos. Calcule quanto tempo você gastaria com o seu deslocamento diário até o seu novo lugar de trabalho para ver se isso não é um impedimento ou uma desvantagem. Se implicar mudança de cidade, pense se você está disposto a isso.

4- Informe-se sobre a empresa: que tipo de atividade realiza, como é o organograma, qual é a reputação entre os profissionais da área e os clientes.

5- Compare as suas capacidades com as exigidas para o cargo e avalie se você está preparado para as tarefas. Informe-se se a empresa capacitará você para algumas atividades.

6- Reflita sobre os seus projetos pessoais e profissionais. Avalie se o eventual novo emprego representa uma oportunidade de trabalhar no que você quer ou de crescimento na carreira.

7- Informe-se sobre os termos e as condições do contrato. Peça para ter acesso a uma cópia antes do dia de assiná-lo.

Importante

Um novo emprego implica um desafio e você precisa estar disposto a enfrentá-lo. De preferência, o futuro colaborador deve sentir-se recompensado pelo seu esforço e dedicação. As suas prioridades também devem pesar nessa decisão: você prefere um salário alto a qualquer custo ou prioriza os seus objetivos, o seu desenvolvimento profissional e as condições de trabalho?

veja também