Como controlar o nervosismo no dia do casamento

Como controlar o nervosismo no dia do casamento

Atualizado: Quinta-feira, 13 Maio de 2010 as 10:21

Depois de passar vários meses planejando e organizando os mínimos detalhes da cerimônia de casamento e da festa, é normal que a noiva fique apreensiva e ansiosa quando chega o tão esperado dia!

O nervosismo em excesso no dia do casamento pode atrapalhar o tão sonhado dia.

Na véspera do casamento

Às vésperas do casamento são feitas as últimas provas de vestido e maquiagem, os cuidados com o corpo como limpeza de pele, depilação e a confirmação de que todos os detalhes estão caminhando como previsto.

É mesmo uma correria! Por isso procure intercalar os preparativos finais com atividades relaxantes como massagens ou atividades como ioga e pilates que desaceleram e trazem equilíbrio ao organismo. Uma simples caminhada também é muito eficiente para aliviar o estresse.

Assim você garante um sono mais tranquilo na noite de véspera, que lhe proporcionará mais energia e disposição para a maratona do dia seguinte.

Confie em seu planejamento para controlar o nervosismo!

É comum que mesmo com o bom andamento dos preparativos do casamento, a noiva fique apreensiva, temendo que algo possa dar errado. É preciso manter a cabeça no lugar diante dos imprevistos. Antes de se desesperar porque aquele detalhe não ficou como você queria, pergunte-se se é mesmo necessário tanto nervosismo.

Confie em seu planejamento. Imagine que tudo está exatamente como você planejou. Sempre que pensamentos apreensivos vierem à sua mente, mantenha uma atitude positiva, alegre. Sorria, ouça uma música descontraída, troque carinhos por telefone com o amado. Lembre-se que este é um dia de festa e celebração!

Você pode preparar uma pequena maleta de "primeiros socorros" contendo um kit de costura, maquiagens, acessórios e produtos para o cabelo, um sapato confortável e o que mais você ache necessário. Provavelmente nada disso será usado, mas, se vai lhe trazer mais segurança, basta pedir a um familiar, ou uma madrinha, que fique responsável por levar suas coisas.

Evite mudanças bruscas perto do casamento

O casamento é um rito de passagem, de mudanças, de crescimento, e muitas pessoas querem que essas transformações estejam refletidas também em sua aparência. Cortar ou pintar o cabelo, emagrecer alguns quilos, bronzear-se para mudar o visual frequentemente são desejos das noivas. E, se esse é o seu caso, não deixe para fazer tais mudanças em cima da hora.

Ao longo dos preparativos teste maquiagens, penteados e até mesmo cortes de cabelo - se houver tempo suficiente. Se quiser emagrecer, faça um plano de reeducação alimentar com uma nutricionista alguns meses antes do casamento. Emagrecer é um processo que não acontece do dia para a noite.

No dia do casamento também está proibido fazer dieta.

É preciso ter energia para participar da maratona de compromissos, portanto alimente-se de maneira equilibrada com o cuidado de não ficar longas horas sem comer. Escolha alimentos leves, de fácil digestão e energéticos.

É importante que você chegue à data da cerimônia com esses detalhes resolvidos, pois algumas decisões de última hora podem não ser acertadas e deixá-las mais nervosa.

Aproveite sua festa de casamento!

Todos os convidados são muito queridos pelo casal, por isso fica difícil conversar com todos como vocês gostariam. Normalmente os convidados compreendem os noivos cumprimentarem rápida e discretamente cada um deles, assim, preocupe-se menos e curta seu grande dia.

Depois de tanta expectativa é chegada a hora de celebrar esse momento inesquecível de sua vida. Foi-se o tempo em que a festa de casamento parecia ser feita apenas para os convidados. Atualmente os noivos querem mesmo é se divertir e se jogar na pista de dança.

Agora que você não precisa mais se preocupar com os preparativos da festa.

veja também