Como dizer "não" sem culpa?

Como dizer "não" sem culpa?

Atualizado: Sexta-feira, 16 Dezembro de 2011 as 1:25

Há quem diga que manteve um relacionamento durante anos por não ter coragem de terminar e seguir a vida em frente, sem se preocupar com as marcas que deixaria no coração do companheiro. Porém, essa seria a maneira mais correta de não fazer com o que o outro sofra por desilusões?

“Realmente, depois de anos é complicado dar um ponto final, mas, a pessoa precisa avaliar o preço de ficar com alguém de quem não gosta e, principalmente, enganar e dar esperanças de que há a possibilidade de construir uma família futuramente”, comenta a psicóloga Jussara Garrelli Conrado.

Segundo a especialista, ninguém deve se culpar por não querer o outro. Por isso, não sofra por antecedência imaginando como o outro se sentirá. Não se sinta tão seguro a ponto de achar que ele ou ela ficará deprimido (a), pois, talvez o companheiro também não queira mais e se sinta na mesma situação que você.

“No meu último relacionamento eu tive uma grande surpresa. Sempre fui convencida de que meu namorado não aceitaria um fim no namoro. O tempo passou e eu senti que não queria levar adiante e resolvi chamá-lo para conversar. Foi quando eu fui sincera e resolvi terminar. Para a minha surpresa ele disse que também sentia a necessidade, porém, não fez isso antes por comodidade”, lembra a estudante de enfermagem Daniela Jordão Selli.

Jussara aconselha a não enrolar para falar, e diz que é melhor ir diretamente ao ponto quando chamar o parceiro para conversar, pois, quanto mais demorar, menor será a coragem de dizer.

Dicas para se sentir menos tenso

- Respire fundo e olhe dentro dos olhos da pessoa. Isso mostra o quanto você está sendo sincero. Afinal, quem falta com a verdade não tem essa coragem; - Nunca elogie demais a pessoa antes de dar um fora, pois essas expressões podem soar como desculpas. Nessas horas o melhor é ir direto ao ponto; - Não deixe a pessoa com esperanças de que haverá volta; - A sua felicidade é o mais importante, mas, não maltrate o outro.

Via Arca Universal  

veja também