Como escolher a cor da parede da sua casa?

Como escolher a cor da parede da sua casa?

Atualizado: Sexta-feira, 18 Março de 2011 as 4:43

Já passou por sua cabeça que as cores usadas em nossa parede de casa podem influenciar o ambiente e as pessoas que estão nela? Por isso, entender o significado de cada tom ajuda na hora de escolher qual visual tem mais a ver com você. O designer Fábio Galeazzo orienta como explorar essa aventura de pintar.

1. O ponto de partida é escolher cores que tenham a sua personalidade. Ou seja, procure aquelas que lhe tragam algum significado e que possam interagir com você.

2. Se gostar de cores escuras, use-as em ambientes de pouco uso e rápida circulação - como corredores, lavabos, halls, locais que recebam bastante luz. Se estiver insegura, escolha um lado da parede que queira destacar e pinte-o.

3. Cores com bastante personalidade e fortes, como o vermelho e o amarelo, costumam ser o ponto de atração da casa. Procure saber como você pode equilibrar essas cores que, em excesso, causam cansaço visual. Nesse caso, por serem muito chamativas, procure usá-las em ambientes com menos luz.

4. Procure saber qual mensagem você quer transmitir sobre o ambiente na hora de escolher determinada cor.

5. As tendências atuais incluem as cores do amarelo-mostarda ao tom ouro, o azul-klein (igual ao azul da caneta BIC) e o azul-turquesa.

6. Antes de pintar a casa, faça um teste na parede para saber a sensação exata da cor que irá decorar seu espaço. Só assim você ficará segura com a cor escolhida.

7. Faça pesquisas em revistas, internet, jornais e veja como aquele tom que você escolheu fica em um ambiente interno ou externo.

8. Cores para dar aquela refrescada no verão são as cítricas, o azul-turquesa e o verde, além de todas com tonalidade suave e pouco vibrantes.

9. Renove as energias e sua vida pintando você mesma seu cantinho. Evite procurar conselho dos outros na hora de decidir a melhor cor. E o mais importante: descubra quais as cores que combinam com seu momento atual.

veja também