Como fazer o seu bebê dormir a noite toda - Parte 1

Como fazer o seu bebê dormir a noite toda - Parte 1

Atualizado: Quarta-feira, 4 Maio de 2011 as 9:44

São 4 da manhã, seu filho acordou três vezes só esta noite, e você está pensando: “Será que esse garoto algum dia vai dormir a noite toda?”. A resposta é sim, se você seguir alguns passos e, principalmente, confiar em si e na criança. A gente ensina sete maneiras de conseguir essa façanha

Tenho anotado o número de vezes e horários que minha filha acorda à noite: QUATRO vezes na noite passada. Você nem imagina minhas olheiras enormes e como estou batendo pino, sem contar que, quando eu me arrasto para a cama com meu marido, tudo em que consigo pensar é em fechar meus olhos e desligar um pouco. Até ouvir o próximo choro.

Nossa família inteira estaria melhor se eu tivesse aprendido a lidar com esse problema quando June era bebê, em vez de tentar resolver agora, que ela tem 2 anos. Especialistas são unânimes ao dizer que a base para o bom hábito noturno se forma antes do primeiro aniversário. “Esse treino deveria começar lá pelos 4 meses, quando os bebês desenvolvem a habilidade de dormir sozinhos e por longos períodos durante a noite”, diz o consultor da Parents Jodi Mindell, autor de Sleeping Through the Night (“Dormindo a Noite Toda”).

Antes disso, conforme-se. Você vai ter de acordar algumas (muitas) vezes durante a noite. Seu filho não vai dormir a noite toda nessa fase por dois motivos: primeiro, porque os bebês não começam a produzir o hormônio do sono, a melatonina, antes de 6 a 8 semanas de idade. Segundo, porque, antes de 12 a 16 semanas, eles ainda não pro-duzem tanta melatonina quanto é necessário para regular o relógio biológico a ponto de seu filho aceitar sonecas, explica Marc Weissbluth, professor de Pediatria Clínica na Northwestern University e autor de Healthy Sleep Habits, Happy Child (“Hábitos de Sono Mais Saudáveis, Crianças Mais Felizes”).

A partir do momento que seu filho chega à fase entre 4 e 6 meses (depende da criança), aí, sim, você pode esperar que ele durma a noite toda, finalmente, me garantiu a consultora da Parents Judith Owens, professora associada de Pediatria na Brown University’s Alpert Medical School. Parece um sonho, mas... como? Fui pesquisar e descobri as técnicas que os especialistas dominam e nós, meros mortais, não. Até agora, pelos menos.

veja também