Como identificar se seu filho pratica bullying na escola

Como identificar se seu filho pratica bullying na escola

Atualizado: Quarta-feira, 9 Março de 2011 as 3:10

Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo. Segundo especialistas, o bullying começa dentro de casa e pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas e universidades.

Na maioria das vezes é muito difícil indentificar se a criança está praticando ou sofrendo bullying, pois, à primeira vista, a ofensa pode parecer uma brincadeira. O grande problema é que o bullying pode, sim, afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, as crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas e difamatórias podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade no futuro.

As instituições de ensino têm de agir antes de o bullying acontecer, mas muitas escolas ainda estão despreparadas para enfrentar este problema. Para ajudar as instituições, os pais não podem tratar o comportamento agressivo e, até mesmo, violento, das crianças como coisas da idade. É preciso identificar se seu filho pratica a ofensa e orientá-lo a nunca mais fazer isso.

Além disto, é recomendado enfrentar a questão sem rodeios e manter diálogo constante com filhos. Pioneiro nos estudos de bullying, o psicólogo Dan Olweus, ensina a identificar os agressores. Fique atento às seguintes pistas:

Como é o comportamento do seu filho na escola?

1. Faz brincadeiras ou gozações com os colegas diariamente.

2. Coloca apelidos pejorativos ou prefere chamar os colegas pelo nome e sobrenome.

3. Insulta, menospreza, ridiculariza e difama sem culpa.

4. Faz ameaças, dá ordens, domina e subjuga os tímidos.

5. Incomoda, intimida, empurra, picha, bate, dá socos, pontapés, beliscões, puxa os cabelos, envolve-se em discussões e desentendimentos.

6. Pega materiais, dinheiro, lanche e outros pertences dos colegas sem consentimento.

Como é o comportamento do seu filho em casa?

1. Volta da escola com as roupas amarrotadas e exibe um certo ar de superioridade.

2. Apresenta atitude desafiante e hostil com pais e irmãos.

3. É habilidoso para sair-se bem em situações complicadas.

4. Tenta exteriorizar sua autoridade sobre alguém frágil.

5. Porta objetos ou dinheiro sem justificar a origem.

Se você identificar estes "sinais", converse bastante com seu filho e peça ajuda aos educadores. Se não adiantar, procure auxílio especializado.

veja também