Como lidar com adolescentes

Como lidar com adolescentes

Atualizado: Segunda-feira, 19 Maio de 2008 as 12

Há uma fase da vida dos filhos em que os pais ficam de cabelo em pé. A adolescência é um momento difícil e é preciso cuidado e paciência para ajudar o jovem a superar seus problemas, dúvidas e angústias.

A escritora Sylvia Jane Crivella, em seu livro "O desafio de criar filhos", afirma que é contra chamar o adolescente de "aborrecente". "Nessa fase, ele está na encruzilhada da vida, quando suas emoções e hormônios estão a pleno vapor", explica.

Os pais precisam redobrar a paciência e tentar voltar ao passado e lembrar de como se sentiam nessa fase. "É sempre muito mais fácil compreender o outro quando nos colocamos no lugar dele", acredita Jane Crivella.

Para conviver bem com os adolescentes, a escritora aconselha falar sobre assuntos tidos como tabus, pois assim "trazemos" à luz qualquer dúvida. "Ninguém melhor do que os pais para esclarecer dúvidas dessa fase, tais como masturbação, sonhos eróticos, homossexualismo, drogas, etc.", ressalta.

Muitos pais acreditam que seus filhos não sabem nada da vida, mas Jane afirma que todo jovem é naturalmente curioso e que os meios de comunicação ajudam a desvendar os maiores segredos com facilidade.

"Podemos prevenir nossos filhos quanto a esses apelos eletrônicos, abrindo o jogo, de modo que não sejam vítimas da dúvida: ´É pecado ou não é?`", esclarece.

"Assim como Eva conhecia qual a árvore do Jardim do Éden que lhe era proibida, nossos filhos precisam saber quais os sites (por exemplo) proibidos que certamente só lhes acarretarão problemas se acessados", finaliza.

veja também