Como não perder o controle na educação dos adolescentes

Como não perder o controle na educação dos adolescentes

Atualizado: Quarta-feira, 20 Julho de 2011 as 10:20

Sem medo de errar, é possível dizer que a fase mais difícil de se educar filhos é a adolescência. Esse período, que é considerado uma das maiores fases de ajustes no decorrer da vida do ser humano, precisa ser acompanhada por pais e educadores com muita habilidade.  

Muitos pais perdem a confiança e o carinho de seus filhos porque não conseguem se "comunicar" de maneira harmoniosa e eficaz. A idéia de impor regras e disciplinas é perfeita quando acompanhada de uma linguagem direcionada a eles. Não adianta gritar e bater o pé, eles estão atrás de segurança. Precisam se sentir seguros para contar sobre os seus conflitos, suas falhas, planos e sonhos. Quando recebem arrogância e julgamento ao invés de apoio e orientação, é automático: eles se afastam.  

De acordo com psicólogos que trabalham diretamente com adolescentes, não há dificuldade em educá-los. O que realmente acontece é que a maioria dos pais não quer dispor de tempo para conversar, e, principalmente, ouvir. Críticas nesse período, precisam ser muito bem filtradas. Essa fase apresenta mais progresso com elogios. Quando se põe em evidência a qualidade de um adolescente, a resposta disso se chama ESTÍMULO. Em contra partida, críticas, mesmo construtivas, precisam ser muito bem filtradas para não gerar um resultado desastroso.  

"Porque para todo propósito há tempo e modo; porquanto é grande o mal que pesa sobre o homem." (Eclesiastes 8.6) É importante ter o cuidado de falar da maneira correta, sem arrogância ou deboche, e saber esperar a hora certa, isso faz toda a diferença.

 

veja também