Como organizar um currículo?

Como organizar um currículo?

Atualizado: Sexta-feira, 1 Janeiro de 2009 as 12

O currículo é um elemento fundamental na procura de um emprego, pois é responsável pela primeira impressão que a empresa terá de você. Aprenda a organizá-lo da forma correta para aumentar as suas chances de sucesso.

Passos

1

A primeira parte de um currículo deve conter as suas informações pessoais, ou seja, nome completo, data de nascimento, estado civil, nacionalidade, endereço, telefones, e-mail, site etc. Estes são os primeiros dados que serão lidos.

2

Na segunda parte, informe qual é a sua formação acadêmica: data de início e de conclusão de cursos (se está cursando, informe que etapa), instituições onde estudou e diplomas obtidos.

3

Acrescente informações complementares: conhecimentos de informática, idiomas, cursos de aperfeiçoamento etc.

4

Em outra seção, resuma a sua experiência profissional. Enumere os seus empregos anteriores começando pelo último ou pelo atual, dependendo do caso. Cite os mais importantes para o emprego que você está procurando e, se for possível, inclua referências.

5

Tente condensar tudo em uma página. Seja sintético e preciso, e não esconda nada. Algumas coisas talvez você precise explicar em uma eventual entrevista.

6

O seu currículo precisa mostrar que você possui os requisitos para o cargo que está buscando.

7

Não envie uma cópia do seu currículo. Imprima o original em um papel de boa qualidade. Se enviar por e-mail, seja cuidadoso com a diagramação. Você pode dar um toque diferente, mas sem exagerar.

8

O currículo deve ser claro e fácil de ler. Por isso o tamanho da letra e o espaço entre as linhas devem ser confortáveis para a leitura; e as informações precisam estar claramente separadas por categoria (dados pessoais, formação acadêmica etc.).

9

Revise bem o texto para não deixar passar nenhum erro de digitação ou gramática.

10

Indique no final quando foi feita a última atualização do currículo. Por exemplo: "Currículo atualizado em 10 de janeiro de 2009".

Importante

?Inclua uma foto 3x4 séria. Só envie uma foto de corpo inteiro se isso tiver sido pedido.

?Escreva uma carta de apresentação contando porque você está interessado no cargo e porque acha que é a pessoa indicada para ocupá-lo.

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