Como saber o sexo do bebê?

Como saber o sexo do bebê?

Atualizado: Sexta-feira, 6 Novembro de 2009 as 12

A ansiedade no período de gestação é supernormal e um dos fatores que deixam as mamães supercuriosas é saber o sexo do bebê. Para saciar essa curiosidade, acabou de chegar ao Brasil um teste caseiro, similar ao teste de gravidez, que identifica se a criança que está por vir é menino ou menina.

O kit é formado por um copo de teste, um copo para a coleta da urina (sendo necessária a primeira urina da manhã) e uma seringa para medir a quantidade e transferir para o teste. Em 10 minutos, já é possível saber com 90% de precisão se é menino (caso fique verde) ou menina (laranja). O teste, que é recomendado a partir da 10ª semana de gestação, já está disponível nas farmácias com o preço um tanto salgado: em média, R$ 280.

O fabricante alerta que o produto pode não ser preciso caso a gestante esteja esperando gêmeos fraternos (dizigóticos ou multivitelinos) ? se o resultado der "menino", por exemplo, saberá que pelo menos um será menino, mas não há como saber o sexo do outro. Além disso, o resultado pode ser impreciso caso a gestante tenha feito sexo nas 48 horas que antecedem o exame ou estiver fazendo tratamentos à base de progesterona.

Muitos obstetras e ginecologistas ainda não recomendam o produto principalmente pelo fato de o preço ser quase igual ao do exame de sangue de sexagem fetal, que custa cerca de R$ 320 e detecta o sexo do bebê a partir da oitava semana de gestação com mais de 99% de acerto. O resultado do exame de sangue, que identifica a presença ou a ausência do cromossomo Y, costuma sair em até duas semanas, dependendo do laboratório.

Já através da tradicional ultrassonografia só é possível saber o sexo a partir da 12ª semana, dependendo da posição do feto. Normalmente, a partir da 16ª semana é que a mamãe sacia sua curiosidade e tem certeza se espera um menino ou uma menina.

veja também