Como surgiu o dia da mulher?

Como surgiu o dia da mulher?

Atualizado: Segunda-feira, 9 Março de 2009 as 12

Em 1857, operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque (EUA) entraram em greve. Elas fizeram a ocupação da fábrica onde trabalhavam para uma sessão de reivindicações, entre elas, a redução de carga horária. A principal reclamação era em relação a quantidade horas trabalhadas, cerca de 16 horas por dia e, ainda, recebendo menos de um terço do salário dos homens. Durante a manifestação, a fábrica onde protestavam foi incendiada, matando cerca de 130 mulheres.

Numa Conferência Internacional de Mulheres realizada na Dinamarca em 1910, foi decidido homenagear essas operárias têxteis e celebrar o "Dia Internacional da Mulher" no dia 8 de Março em referência ao ocorrido com as grevistas da fábrica em Nova Iorque.

De lá para cá, o movimento a favor da emancipação da mulher tomou força e chegou aos dias atuais ampliando os direitos e as conquistas para as mulheres de todo o mundo.

O que se pretende no 8 de Março é celebrar o resgate da auto-estima e da dignidade da mulher, fazendo com que seu papel na sociedade ganhe espaço e o respeito que elas merecem.

veja também