Compromisso no olhar

Compromisso no olhar

Atualizado: Segunda-feira, 19 Abril de 2010 as 12

Embora a Bíblia não ofereça uma listagem de regras para o namoro, há em suas páginas um material farto de orientação para um início de relacionamento feliz.

O que começa errado termina errado, por essa razão deve-se orar antes de iniciar um período de namoro e pedir a Deus o sinal verde. Para quem não sabe, tratar a namorada como se fosse uma irmã é mandamento de Deus, não é regra inventada pela cabeça de pastor, não. “às moças, como a irmãs, com toda a pureza" (1 Timóteo 5:2). A atitude aqui se aplica ao namoro. Namoradas não podem ser tratadas como objeto de prazer. Ela é à imagem de Deus, e Ele quer respeito com suas filhas.

Uma moça ou um rapaz que está comprometido em um namoro e olha para outras pessoas, com interesse de flertar, certamente ainda não apresenta maturidade para namorar.

Bom é que ambos sejam criteriosos (Tito 2:6). O universo secular diz que o amor é cego, mas os olhos dos filhos de Deus estão bem abertos para observar o comportamento e o caráter do outro. Se acontecer uma traição durante o namoro, a atenção precisa ser redobrada. É necessário avaliar se a pessoa será capaz de honrar, no futuro, um relacionamento ainda mais sério, no qual os laços de fraternidade serão ainda maiores. Esse questionamento precisa ser feito no espírito, pois o coração do homem é enganoso. (Jeremias 17:9). Sentimentos movidos pela emoção trazem confusão e frutos apodrecidos. Bem diferente da sabedoria, que exorta no amor, trazendo arrependimento e conserto.

Um outro fator que precisa ser analisado é o costume de um dos dois mentir para terceiros. Se ele ou ela mente, o que faz pensar que também não mentirá para o outro no futuro?

Embora muitos casais de namorados ignorem o quesito "pavio curto", essa também é uma das questões que precisam ser trabalhadas no período do namoro. Se de fato houver amor, um vai ajudar o outro. É preciso dispor tempo em oração e jejum. Pois é dessa forma que Deus vai trabalhar para restaurar o caráter dos dois, preparando-os para um futuro brilhante.

por Nilbe Shlishia

Agência Unipress Internacional

veja também