Confira essas dicas para receber os convidados em sua casa

Confira essas dicas para receber os convidados em sua casa

Atualizado: Sexta-feira, 22 Julho de 2011 as 9:53

1. Faça o convite com antecedência. Se os convites forem impressos, entregue-os pelo menos dez dias antes do evento. Se você vai convidar pessoalmente ou pelo telefone, avise pelo menos cinco dias antes.

2. Programe o cardápio. Decida o que você vai servir considerando o nível de formalidade, o objetivo da reunião e a sua disponibilidade financeira.

3. Controle as providências. Quando você planejar uma reunião, faça uma lista de todas as providências a tomar, tanto para a refeição como para a ambientação. Assim, você evitará fazer compras às pressas no último momento.

4. Mantenha a sintonia com os convidados. Se o almoço ou jantar é sentado à mesa, quando todos os convidados estiverem servidos, comece a comer naturalmente, no ritmo das demais pessoas, para que todos se sintam à vontade.

5. Evite ter que ficar levantando. Planeje a maneira de servir a comida de forma que você não precise ficar se levantando da mesa a cada instante. Assim você evitará que os convidados fiquem constrangidos.

6. Mantenha a conversa agradável. Não deixe que a conversa se concentre em um único assunto e impeça que temas polêmicos causem constrangimentos ou discussões. Isso é importante principalmente quando os convidados não se conhecem entre si.

7. Indique o lugar de cada convidado. Se a reunião for formal, o lugar de cada um pode ser indicado com um cartãozinho. Se for informal, siga três princípios básicos:

- Se houver homens e mulheres, alterne-os ao redor da mesa;

- Evite que os membros de cada casal sentem-se lado a lado;  

- Coloque os principais convidados à direita do anfitrião ou dos anfitriões.

8. Cuide da música e da luz. Escolha músicas que criem um clima agradável e de acordo com os convidados. Ilumine o ambiente sem exageros, mas permitindo que as pessoas vejam bem a comida nos pratos.

9. Adapte-se ao clima da reunião. Se a reunião está agradável e descontraída, você pode servir o café à mesa, para não quebrar o clima, mesmo que você tenha planejado fazer isso em outro ambiente da casa.

10. Descanse antes de receber os convidados. Organize tudo com tempo, de maneira que você possa descansar um pouco antes de os convidados chegarem. Assim, você estará relaxado e tranqüilo.

Importante

Para que os seus convidados aproveitem a reunião, você também precisa relaxar e aproveitar.

veja também