Conheça a importância dos mordedores e massageadores para o bebê

Conheça a importância dos mordedores e massageadores para o bebê

Atualizado: Terça-feira, 18 Novembro de 2008 as 12

O comportamento de levar os objetos à boca indica que há um desconforto e aponta o surgimento dos primeiros dentinhos do bebê, por volta do sexto mês de vida. Quando isso acontece, os mordedores e massageadores são aliados para diminuir o incômodo dessa fase e já incentivam o comportamento da limpeza bucal. Os dentistas enfatizam que as mães devem se preocupar com a saúde bucal de seus filhos e incentivar a higienização bucal após a amamentação, as papinhas e as mamadas noturnas.

Para a Dra. Débora Lucas a prevenção é a base de tudo. "O quanto antes for iniciado o controle da higiene e a educação bucal, melhor. Se as crianças recebem informação e estímulo sobre a importância da higiene bucal, menos problemas como cáries, gengivite e periodontite, elas terão no futuro". A dentista ainda afirma que a primeira consulta ao dentista deve ser feita antes da erupção dos primeiros dentinhos.

É importante, ainda, ressaltar que as mães devem fazer a higienização oral obrigatoriamente logo após a alimentação. Com o crescimento dos dentes de leite, os cuidados devem ser redobrados até o surgimento dos dentes e mantidos com a arcada dentária permanente.

A dentista, especializada em odontopediatria, dá algumas dicas sobre como fazer a higienização bucal dos pequenos antes do nascimento dos dentes de leite, durante o desenvolvimento dos elementos dentários e a continuidade da limpeza com escovinhas apropriadas para os bebês.

Limpeza

Gaze ou fralda: "É importante que depois de cada mamada, a mãe higienize a boca de seu filho com uma gaze, embebida em solução de água filtrada, passando-a por toda a gengiva e língua", explica a dentista.

Mamada noturna: Mesmo de madrugada o ideal é que as mães limpem a gengiva dos filhos para evitar complicações no desenvolvimento dos dentinhos e a chamada "cárie de mamadeira", que, segundo a Dra. Débora, acontece pela mamadeira com leite açucarado, principalmente durante a noite. "Quando a criança adormece, há diminuição do fluxo salivar reduzindo a proteção natural que a saliva exerce sobre os dentes. O leite e o açúcar se aderem à estrutura dentária, provocando a formação de ácidos que destroem o esmalte de proteção dos dentes".

Para evitar a "cárie de mamadeira", a dentista alerta sobre a importância da escovação e/ou limpeza adequada para cada idade; dieta equilibrada; se houver mamadas noturnas ou ingestão de alimentos ou bebidas açucaradas, que sempre haja a higienização; além de consulta ao dentista mesmo antes do surgimento dos dentinhos.

Produtos que estimulam a higienização bucal desde a infância

Dedeiras: As mães também podem usar dedeiras de borracha que possuem na ponta uma escovinha macia, elas são ideais para o uso com os bebês, bem como as gazes.

Mordedores: A Dra. Débora afirma que os mordedores são acessórios importantes na fase de erupção dos primeiros dentes. Para ela, aqueles que possuem gel no interior e são levados à geladeira dão maior alívio à irritação da gengiva causada pela pressão dos dentes. Os modelos que possuem pequenas escovinhas incentivam a higienização oral.

Escovinhas: Algumas escovas são desenvolvidas para que os bebês dêem início à higiene oral. Elas possuem cerdas macias e massageadores para serem usados enquanto os dentes não surgem. É uma maneira dos pequenos se familiarizarem à higiene oral e desenvolverem a consciência da prevenção.

veja também