Conheça os alimentos que ajudam na higienização oral

Conheça os alimentos que ajudam na higienização oral

Atualizado: Terça-feira, 24 Junho de 2008 as 12

Você sabia que existem alimentos capazes de ajudar na higienização da boca? Sabia que comer uma maçã depois do almoço ajuda a limpar os dentes? As frutas e legumes têm propriedades benéficas para o corpo e o organismo, devido às suas vitaminas. Alguns alimentos, como a maça, pêra, cenoura, milho, entre outras frutas, legumes e verduras crus, são denominados alimentos detergentes por serem capazes de limpar a superfície dos dentes durante a mastigação.

"A limpeza acontece através do atrito do alimento com o dente. Durante a mastigação os alimentos, ricos em fibras e de consistência endurecida, removem resíduos e placas em formação, por deslizarem entre os dentes. Acabam por fazer uma autolimpeza bucal", explica Dr. Anderson Bernal, dentista especialista em estética e reabilitação oral.

No entanto, mesmo ingerindo diariamente alimentos detergentes ainda é imprescindível a escovação dos dentes. "Esses alimentos auxiliam na limpeza dos dentes, mas não substituem a escovação, com o uso do fio dental, que deve ser realizada, se possível, após todas as refeições", afirma Dr. Anderson Bernal.

Segundo o dentista, esses alimentos servem apenas como complemento da escovação. Utilizá-los depois de uma refeição, quando a pessoa está impossibilitada de escovar os dentes pode ajudar, porém, não pode se tornar um hábito. "A maioria das pessoas não sabe, mas o efeito gerado pela maça nos dentes é mais eficiente do que mascar um chiclete após as refeições. Os alimentos detergentes retiram restos de comida dos dentes, aliviam o hálito, ativam a salivação, e ainda ajudam na digestão", revela Dr.Anderson Bernal.

Esses alimentos contribuem para o fortalecimento da arcada dentária além de serem muito importantes para uma boa alimentação com vitaminas e ingredientes necessários para uma nutrição saudável.

veja também