Conheça os componetes de seus cosméticos

Conheça os componetes de seus cosméticos

Atualizado: Segunda-feira, 7 Abril de 2008 as 12

Ter uma pele saudável e bonita sem precisar recorrer aos cosméticos é o sonho de qualquer mulher e homem, porém é quase impossível. As prateleiras nos supermercados e perfumarias estão lotadas de opções de produtos para os mais diversos tratamentos para a pele. Mas, cada ser humano é diferente por natureza e, por isso, muitas vezes, fica difícil escolher a opção certa. A maioria escolhe pela marca e preço, mas desconhecem, efetivamente, as substâncias contidas, ou seja, os ativos de cada produto. A mistura de linhas de tratamento como hidratantes, clareadores e rejuvenescedores pode fazer da própria pele um tubo de ensaio, trazendo conseqüências irreversíveis.

As variações climáticas como vento, calor, chuva, poluição, entre outros, são os principais inimigos da pele. Portanto, são imprescindíveis alguns cosméticos no dia-a-dia: protetor solar, hidratantes, rejuvenescedores, clareadores de pele etc. Os consumidores destes produtos, no entanto, não conseguem interpretar a quantidade e o efeito dos muitos componentes que os cosméticos possuem. A consistência de cada produto costuma ser diferente também.

Normalmente, os cosméticos têm muitas opções, podendo ser para peles mais secas ou mais oleosas, por isso é relevante conhecer o seu tipo de pele antes de aplicar qualquer formulação.

Veja, abaixo, alguns itens que devem conter nos cosméticos, segundo a especialista. Guarde os nomes e principalmente o que eles oferecem para a pele.

Ativos para hidratação de pele seca:

  Aquaporine Active: promove hidratação profunda na pele através de um "novíssimo" conceito: "aumento da expressão das Aquaporines-3", canais proteícos responsáveis pela circulação da água entre as células.

  Silício DSH-C: altíssimo poder hidratante, pois é a junção do Silício Orgânico + Acido Hialurônico. Ajuda a preservar a elasticidade da pele e é altamente reestruturante.

  GPS Threalose: devido à presença do dissacarídeo Threalose, juntamente com o Silício Orgânico, este ativo é capaz de intervir sobre a membrana celular e combater a desidratação ou qualquer tipo de estresse.

Ativos para hidratação de peles mistas:

 Ascorbosilane C: vitamina C estabilizada ligada ao Silício Orgânico. Possui todos os benefícios da Vitamina C, além de combater o envelhecimento da pele. Excelente antioxidante.

 Algisium C: Suaviza e hidrata a pele, possui excelente ação ARL. Ativo multifuncional de última geração.Utilizado pelas maiores Casa de cosméticos do mundo.

Ativos para hidratação de pele oleosa:

 Acnebiol: Associação de ácido salicílico+oligoelemento zinco+silício orgânico+extratos botânicos. Refina a pele, fecha os poros normaliza a secreção sebácea. É um excelente anti- acne.

 Nanospheres de ácido salicílico: Novíssimo sistema "gradual delivery", onde o ácido salicílico é "nanosferizado" e liberado com ação prolongada, promovendo ação queratolítica, anti-acne e anti-aging de forma eficaz e segura.

Matipure: é um complexo de microcápsulas carregadas com óleo de nigela egípicia e semente de abóbora com ação sebo-reguladora, purificante e antiinflamatória. Absorve o excesso de óleo e libera os ativos, além de promover o efeito mate, isto é, elimina a oleosidade da pele, proporcionando uma sensação de frescor e suavidade.

Ativos Clareadores:

  Isocell Citrus: restaura a luminosidade da pele e atua no clareamento de manchas. É um citroflavonóide da casca do limão associado aos fosfolipídeos que aumenta a biodisponibilidade, com forte ação antioxidante.

  WhitessenceTM: clareador, que promove a ação clareadora e anti-escurecimento de manchas na pele. Esse novo produto tem como base a semente de jaca, que contém alto nível de proteínas ativas específicas. Além disso, ele promove a diminuição da transferência de melanina para os queratinócitos.

  Albatin: potente clareador de manchas de pele de última geração. O diferencial deste novo produto em comparação aos demais clareadores do mercado está na "segurança" de uso, ou seja, não é foto tóxico, isto é, não produz os efeitos indesejáveis da Hidroquinona.

Ativos rejuvenescedores:

  Densiskin: complexo biológico exclusivo. Super "redensificador" cutâneo, estimula a síntese de colágeno, atenua rugas e marcas de expressão, pois "preenche" a pele "de dentro para fora".

  Pro-Collasyl: contém alta concentração de bioativos regeneradores do colágeno. Ideal para procedimentos pré e pós- cirúrgicos (plásticas, peelings, laser etc).

  Coffeeskin: excelente regenerador e hidratante, além do altíssimo poder ARL, pois é derivado do café.

  Mamaku Vital Essence: a mais nova arma contra o envelhecimento cutâneo. Nova tecnologia, que age reestruturando o Citoesqueleto Celular (proteção da célula).

Dicas:

- Só compre produtos de marcas que você conhece e, no caso dos manipulados, escolha uma farmácia de manipulação idônea.

- Procure saber de pessoas que já se utilizaram do produto. Procure utilizar os produtos das empresas que têm Serviço de Atendimento ao Consumidor.

- Não se esqueça de prestar atenção ao prazo de validade dos rótulos. Produtos vencidos podem causar alergia ou outros problemas de pele.

- Tome cuidado com os cremes importados. Normalmente, eles são confeccionados para a pele dos habitantes de regiões muito mais frias do que as nossas. Por isso, ele são mais oleosos que os nacionais.

veja também