Conheça os diferentes tipos de argila

Conheça os diferentes tipos de argila

Atualizado: Terça-feira, 12 Fevereiro de 2008 as 12

Conheça os diferentes tipos de argila

Por Myrian Rosário

 

Existem vários tipos de argila. As mais utilizadas nos tratamentos estéticos são a verde, a rosa e a branca.                                             

Conheça melhor as propriedades e indicações de cada uma delas.

 

Argila Verde: Por ser rica em óxido de ferro e magnésio atua diretamente nos tratamentos cosméticos de desintoxicação e oxigenação do tecido, melhorando a circulação e depurando toxinas nas áreas tratadas. É utilizada em tratamentos faciais de revitalização por sua alta concentração de oligoelementos que participam da estrutura das fibras elásticas.

"Graças ao seu efeito tensor, ela é indicada para utilização em máscaras para tratamento de modelagem facial. Em tratamentos corporais funciona como adsorventede toxinas, desinfiltrante de tecidos intestinais, ativadora do metabolismo, associada a tratamentos hipertérmicos que estimulam a sudorese", ensina a professora de Cosmetologia e Estética Kátia Nunes. "A argila verde promove uma desintoxicação integral, removendo toxinas e impurezas faciais, que vão obstruindo os póros e, assim, causando manchas, sinais do tempo, envelhecimento precoce, cravos e espinhas", completa.

Também é utilizada para desobstruir o couro cabeludo, pois, segundo Kátia Nunes,auxilia na eliminação de caspa e seborréia, oxigenando o bulbo capilar e promovendo um fortalecimento. "No corpo, ela promove a eliminação de líquidos e toxinas e auxilia na circulação sangüínea e na oxigenação dos tecidos, resultando numa melhora nos casos de celulite e gordura localizada, redistribuindo e reorganizando as células adiposas e aumentando a energia corporal", observa a professora.

Argila Branca: Rica em oligoelementos como enxofre, atua depurando toxinas e cicatrizando processos inflamatórios tanto no rosto quanto no couro cabeludo. "É perfeita para tratamentos de acne e oleosidade excessiva, pois possui propriedades adsorvente, desintoxicante, antinflamatória, regeneradora e, pricipalmente, cicatrizante", receita Kátia. É indicada também para tratamentos capilares de seborréia.

 

Argila Rosa: Potencializada com sódio, potássio e cálcio que atuam diretamente na estrutura das fibras elásticas Com efeito tensor, regenerador tecidual, reafirmante e estimulante da circulação linfática e sangüínea, a argila rosa é especialmente indicada para tratamentos corporais de flacidez, gordura localizada, nutrição e hidratação da pele. 

veja também