Controle o tempo na frente do computador

Controle o tempo na frente do computador

Atualizado: Sexta-feira, 20 Maio de 2011 as 10:25

No final do dia, há muitos profissionais se perguntando onde gastou todo o seu tempo de trabalho. Bem, é certo que o computador é uma boa ferramenta de trabalho, mas também uma fonte de distração, e o primeiro passo para controlar melhor o tempo é saber como ele é gasto.

“O programa Manic Time não é nenhuma novidade, mas poucas pessoas conhecem e, com ele, a pessoa pode criar um registro detalhado de todos os programas que usa na sua máquina”, afirma Ernani Nascimento, técnico em eletrônica e informática.

“O programa registra automaticamente todos os programas usados e oferece relatórios para consulta, que mostram onde seu tempo está sendo gasto. Além disso, o Manic Time também permite criar grupos de programas, somando o tempo gasto em todos eles. Por exemplo, você pode colocar o Skype e o Messenger como um grupo chamado Chat”, continua ele.

De acordo com o técnico, o Manic Time é um programa   open source , ou seja, gratuito, e que “dispensa o uso de montes de   cracks   e   patchs   que, geralmente, vêm carregadas de vírus, cavalos de Tróia e outras pragas conhecidas – ou não”, diz.

“O ManicTime acompanha cada movimento que você faz no seu computador. Tudo mesmo. Se você estiver lendo um arquivo em PDF, por exemplo, ele mostra, em seu relatório, a hora exata (com minutos e segundos) que você abriu o arquivo, o tempo que passou lendo-o até ir fazer outra coisa”, afirma Ernani, continuando: “Com o programa, os relatórios vão sendo registrados dia após dia, de modo que a pessoa possa consultar o que fez em uma determinada data e verá, na tela, tudo o que fez, até o tempo em que o micro ficou ocioso”.

O especialista diz que o ManicTime é “um verdadeiro espião, no bom sentido. Assim, depois de algum tempo, o profissional terá estatísticas suficientes para ver o que pode melhorar em relação ao tempo que passa à frente do seu computador”, diz ele, dando uma dica: “Deixe que o programa inicialize junto com o micro, pois assim toda vez que ligar o computador ele entra em ação e só finaliza quando a pessoa desligar o micro”, conclui.  

veja também