Criança que não come legume

Criança que não come legume

Atualizado: Segunda-feira, 4 Outubro de 2010 as 1:29

Eles torcem o nariz para tudo que é verde. Com paciência e alguns truques básicos, você consegue fazer seu filho perder o preconceito

Um clássico. Tão clássico que virou até letra do Palavra Cantada: "Tem sempre alguns legumes que eu não sei como eu engulo", canta a dupla em Pé de Nabo. Ao torcer o nariz para aquele prato de espinafre, seu filho apenas segue uma tendência que data dos tempos das cavernas. O homem primitivo precisava de muita energia para caçar e se defender. Para ele, valia mais correr atrás de um bom bife de mamute do que de uma ancestral da alface, já que um grama de gordura gera nove calorias e um de alface, menos de 0,09. Some-se a isso o fato de que muitas folhas podem ser venenosas: é instintivo ser cauteloso com tudo o que é verde. Há milhões de anos, era questão de sobrevivência. Hoje, só de estresse.

A afeição da criança por determinados alimentos começa a partir do desmame. A gente tem de oferecer, aos poucos, claro, um cardápio completo. Agora, se a criança não quer saber de verduras, não precisa surtar. Tente apresentar uma nova verdura ou um novo legume em cada refeição. Para piorar a situação, os pequenos são neofóbicos. Traduzindo: têm medo do novo, o que inclui alimentos e, claro, legumes. É a partir de 1 ano e 5 meses que o bebê começa a selecionar o que quer comer. Até esta idade, a criança tem o hábito de brincar com o alimento. É o seu jeito de dizer: "prazer, cenoura, como vai a família?".

Para que a criançada dê menos trabalho para comer, ajuda dar o exemplo e comer algum verde. Também é importante respeitar o sabor de cada alimento: a comida deve ser peneirada para os bebês, amassada para os um pouco mais velhos e em pedaços cada vez maiores à medida que a criança cresce. Claro que vale usar um truquezinho que não pega nada. Jessica Seinfeld, mulher do comediante Seinfeld, ficou famosa por disfarçar purês de legumes dentro de brownies.

Para o filho mais velho, explique o que cada um dos nutrientes presentes nos vegetais "faz" no corpo dele. Brócolis tem vitamina C, que protege contra resfriados. O ingrediente principal é a paciência. Nada de forçar. Do ponto de vista do filho, é como dizia Groucho Marx: "Este seria um mundo muito melhor para as crianças se os pais tivessem de comer todo o espinafre". A gente é que tem de convencê-las de que "até mesmo um pé de nabo tem alguma coisa boa".

veja também