Crianças: a hora certa de usar produtos de higiene e beleza

Crianças: a hora certa de usar produtos de higiene e beleza

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:28

... protetor solar: a partir dos 6 meses. Use protetores infantis específicos, com o mínimo de filtros químicos. Quando a criança for à praia e já brincar na água, fica difícil reaplicar o produto com freqüência. Nessa situação, use fotoprotetor infantil, com filtros físicos em sua fórmula, e reaplique sempre a cada 30 minutos. O fator 30 é o indicado para crianças. A partir desse fator, a quantidade de produtos químicos é muito grande e não compensa a proteção.

... sabonete infantil: é usualmente seguro, seja em líquido ou barra, e pode ser usado desde os primeiros dias de vida. Mas atenção, use apenas os infantis, que já têm o pH bem próximo ao da nossa pele, em torno de 5,5.

... óleo de banho: desnecessário, mas, se quiser usar, aplique em pequena quantidade. Alguns médicos recomendam o uso só após três meses de idade, mas não há unanimidade entre os especialistas, já que outros indicam massagens desde os primeiros dias. Os mais seguros para as crianças são os óleos vegetais. Eles podem ajudar na remoção de caspas do couro cabeludo e na limpeza do umbigo.

... condicionador: os cabelos das crianças não precisam de cremes, portanto evite-os. Se, mesmo assim, achar necessário, aplique apenas nas pontas dos fios e somente naquelas com mais de dois meses.

... maquiagem: elas adoram, mas é bom evitar. Se não for possível, use pouca quantidade e prefira sempre produtos para crianças e que saiam com água. A maquiagem pode causar irritações na pele e alergia, por isso os especialistas só recomendam depois dos 7 anos.

... hidratante: pode ser necessário quando a pele for muito seca ou em caso de doenças, como a dermatite atópica. Mas use os sugeridos pelo médico. A recomendação mais comum é para bebês que moram em regiões muito frias. Como o banho é muito quente, o frio e o vento ressecam a pele. Para ser eficaz, ele deve ser passado até três minutos após o banho.

... esmalte: tente não usar antes dos 7 anos. Devido à presença de solventes em sua composição, o melhor é evitar. Se não for possível, busque sempre alternativas infantis, ou solúveis em água. As substâncias contidas nos esmaltes são bastante alergênicas, podem atuar como irritantes e causar lesões na pele.

... perfume: de preferência, evite. Ele pode causar irritação respiratória e na pele. Se fizer questão, prefira as opções sem álcool, com pouco ou nenhum corante. São recomendados os produtos feitos para o público infantil, que devem ser aplicados na roupa, e não na pele da criança. Usando assim, não há restrição de idade.

... gel de cabelo: o uso contínuo pode aumentar o acúmulo de gordura no couro cabeludo e causar coceira, ressecamento e irritação. Se não dá para manter seu filho longe dele, não abuse da quantidade nem use todo dia.

Por Melissa Diniz e Thais Lazzeri

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições